Questões de Concurso Público Prefeitura de Alagoa Nova - PB 2023 para Cirurgião Dentista

Foram encontradas 14 questões

Q2325240 Odontologia
De acordo com os conceitos de cárie dentária e biofilme dental, analise as afirmativas abaixo:

I- A cárie dental é uma doença infectocontagiosa, multifatorial, que se desenvolve em um hospedeiro susceptível, colonizado por uma microbiota predominante. A ação da saliva, do tempo e de ácidos orgânicos, pode levar à dissolução da estrutura dental.
II- A placa bacteriana adere-se firmemente às superfícies dentárias, contendo grandes quantidades de microrganismos que contribuem para a formação do biofilme bacteriano patogênico, desequilibrando o processo de saúde-doença, acumulando-se em grandes dimensões superando o limite de resistência do hospedeiro, atingindo as estruturas dentárias e os tecidos de suporte e desencadeando o processo da cárie dentária.
III- A doença cárie também se desenvolve associada ao incorreto controle do biofilme dental. A ingesta frequente principalmente do ácido lático, consumido com frequência em uma dieta rica em carboidratos fermentáveis, propiciam o aumento do potencial hidrogeniônico do biofilme dental, podendo desmineralizar a estrutura dental e, consequentemente, o surgimento da lesão cariosa.
IV- Os sulcos e fissuras oclusais constituem as regiões de maior risco de desenvolvimento de lesões cariosas, por ser uma superfície de predileção para o acúmulo de biofilme, dada a anatomia apresentada pelas cicatrículas e fissuras existentes nas faces oclusais. As lesões de cárie apresentarão características independentes das direções dos prismas de esmalte, e apresentar-se-ão internamente em forma de cone invertido, com ápice voltado pra a região pulpar.
V- A lesão inicial de cárie é caracterizada pela perda da translucidez do esmalte, que adquire aspecto de uma lesão branca, com superfície rugosa, sem brilho e sem cavitação. Neste momento, não se pode promover a remineralização dentária, apenas a completa limpeza cavitacionária, e, a consequente, remoção do material dentário contaminado.

Está CORRETO o que se afirma apena em
Alternativas
Q2325241 Odontologia
O freio lingual é uma prega mediana de túnica mucosa que recobre a face lingual da crista alveolar anterior (NAVARRO; LOPES, 2002). A alteração ocorre quando uma pequena porção de tecido embrionário, que deveria ter sofrido apoptose durante o desenvolvimento, permanece na face ventral da língua, causando alterações de inserção e/ou comprimento (KNOX, 2010).A alteração nesta estrutura pode se manifestar de diversas formas, desde uma prega que tem a inserção na crista alveolar até a que surgirá após as carúnculas sublinguais. O mesmo ocorre com a inserção na base da língua que pode estar inserida no ápice lingual ou antes deste. Esta alteração no freio da língua é denominada de anquiloglossia (WEBB, 20213). Sabe-se que a cirurgia de frenectomia lingual aumentará a mobilidade lingual, assim como, a fonética do paciente. Desta forma, quais os nervos que devem ser bloqueados para que seja realizada a incisão e a consequente frenectomia lingual sem a resposta dolorosa para o paciente no trans-operatório?
Alternativas
Q2325242 Odontologia
Segundo as propriedades dos selantes de cicatrículas e fissuras dentárias, avalie as abaixo: assertivas

I- O uso dos selantes de cicatrículas e fissuras constitui uma das formas preventivas para a cárie dentária, por promover a formação de barreira física entre o dente e o meio externo, através do preenchimento, em profundidade, das cicatrículas e fissuras das faces oclusais dos dentes, e consequentemente, diminuindo a retenção do biofilme dentário e o controle do crescimento da bactéria S. Mutans.
II- Dependendo do tipo de selante utilizado além da obstrução mecânica dos acidentes anatômicos, também é observada liberação periódica de flúor sobre o elemento dentário, favorecendo a diminuição da instalação e da progressão da doença cárie sobre o elemento dentário.
III- O selante, por ser biocompatível, forma uma barreira física (obstrução mecânica) entre a superfície dentária exposta e o meio bucal aumentando a resistência à cárie dentária devido às pequenas porções do material permanecerem no interior das cicatrículas e fissuras evitando, assim, o início do processo carioso.

Está CORRETO o que se afirma apena em:
Alternativas
Q2325243 Odontologia
Dentre os materiais odontológicos disponíveis para a proteção do complexo dentino-pulpar, avalie as assertivas abaixo segundo os materiais que podem ser utilizados para a proteção deste complexo:

I- Sistema adesivo e verniz cavitário.
II- Selante dentário.
III- Hidróxido de cálcio e cimento de óxido de zinco e eugenol.
IV- Cimento de ionômero de vidro.
V- Agregado de trióxido de mineral.

Está CORRETO o que se afirma apena em:
Alternativas
Q2325244 Odontologia
De acordo com os conceitos do biofilme dental e doença periodontal, assim como, dos métodos de controle mecânico e químico do biofilme dentário, avalie as assertivas:

I- O biofilme dental é uma massa densa não calcificada, constituída por microorganismos e envolvida por uma matriz rica em polissacarídeos extracelulares bacterianos e glicoproteínas salivares, aderidas firmemente aos dentes e em outras superfícies da cavidade bucal. O biofilme dental é o fator etiológico primordial e determinante para o desencadeamento de processos inflamatórios gengivais e das cáries dentárias.
II- O controle mecânico do biofilme dental, através da escovação dentária, atua na prevenção e remoção do mesmo, pois contribui como principal fator de desaceleração do crescimento microbiano do biofilme dentário. É o método mais aceito conforme estudos epidemiológicos que demonstram a associação entre higiene bucal e biofilme dental.
III- Os enxaguantes bucais são produtos que auxiliam na remoção do biofilme dental, proporcionam um hálito agradável por um curto intervalo de tempo e servem como veículo para o flúor, além de serem inibidores da calcificação do biofilme dental, dessensibilizantes e antimicrobianos. Os dentifrícios servem de veículos para agentes antibacterianos interagindo com o , biofilme dental, também desorganizando as bactérias.
IV- Os limpadores de língua promovem a remoção química dos restos alimentares depositados no dorso da língua, onde associam-se com células descamadas e microorganismos, formando uma película semelhante ao biofilme dental denominada saburra lingual. Os microorganismos abrigados no dorso da língua servem como disseminação bacteriana para outras regiões da cavidade bucal.
V- O fio dental é um procedimento caseiro indispensável para que ocorra a desorganização do biofilme dental nas regiões interproximais e do sulco gengival. Contribui para a prevenção de cáries, gengivite, halitose e não deve ser utilizado somente para a remoção de restos alimentares, mas também para remover depósitos bacterianos das áreas proximais.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: E