Questões de Concurso Público Prefeitura de Sousa - PB 2021 para Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Q1895927 Serviço Social
Acerca da atuação profissional do/a assistente social em relação ao processo transexualizador, analise as proposições a seguir e assinale com (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) É competência da/o assistente social prestar acompanhamento a sujeitos que buscam as transformações corporais em consonância com suas expressões e identidades de gênero.
( ) As(Os) assistentes sociais, ao realizarem o atendimento, deverão se utilizar de seus referenciais teórico-metodológicos e éticopolíticos, com base no Código de Ética da/o Assistente Social, rejeitando qualquer avaliação ou modelo patologizado ou corretivo da diversidade de expressão e identidade de gênero.
( ) Quando pertinente, cabe à(ao) assistente social emitir opinião técnica a respeito de procedimentos relacionados às transformações corporais.
( ) É dever da(o) assistente social defender a utilização do nome social das(os) usuárias(os), na perspectiva do aprofundamento dos direitos humanos.
( ) Cabe à(ao) assistente social atender e acompanhar crianças e adolescentes que manifestem expressões de identidades de gênero trans, considerando as inúmeras dificuldades que enfrentam no contexto familiar, escolar e demais relações sociais nesta fase peculiar de desenvolvimento na perspectiva do Código de Ética Profissional da(o) Assistente Social.

A alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Alternativas
Q1895928 Serviço Social
O binarismo de gênero é um conceito importante na compreensão das expressões da questão social que se referem às múltiplas questões de gênero e sexualidade. Acerca do referido conceito, analise as proposições a seguir:

I. Pode ser considerado “uma ideologia constituída pela afirmação de que mulheres e homens são radicalmente distintos e que esta distinção está fundada nos corpos biológicos e que, portanto, ela é imutável e inquestionável. Como qualquer ideologia, ele produz um ocultamento da realidade social, destinado a esconder das pessoas o modo real como as relações sociais são produzidas."
II. Busca mascarar "as múltiplas construções sociais que dão sentido aos nossos corpos e ao que eles fazem”.
III. Dá suporte ao preconceito, haja vista que “um dos privilégios mais comuns sustentados pelo binarismo é o que goza a maior parte do que está socialmente associado ao masculino, em detrimento da desvalorização da maior parte do que está associado ao feminino".
IV. É importante para a compreensão do porquê de "uma das frações da população usuária do Serviço Social mais afetadas pelo caráter opressivo do binarismo de gênero é aquela formada pelos/as que se autorreconhecem como mulheres transexuais, homens transexuais e as travestis, assim como aquelas pessoas que não se identificam com estas categorias, mas se recusam a ser percebidas somente como mulheres ou somente como homens".
V. Demarca que não se pode negar que existem distinções biológicas. Porém, deve-se defender que as distinções biológicas não “existem de forma absoluta, pois são múltiplas construções sociais possíveis que dão significado aos nossos corpos”.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1895929 Serviço Social
Para o debate sobre o racismo no Brasil e o enfrentamento adequado dessa problemática, a partir dos mais variados espaços sócio-ocupacionais, a compreensão de alguns conceitos são fundamentais. Entre eles, está o de “raça”. No que se refere ao conceito de “raça”, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q1895930 Serviço Social
A permanente busca por enfrentar as manifestações do racismo, a partir do exercício profissional do assistente social, encontra uma série de dificuldades. Uma delas é o acesso a dados concretos sobre a caracterização da população negra usuária dos mais diversos serviços públicos. Nesse sentido, frente à referida dificuldade, é importante fortalecer:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: D