Questões de Concurso Público Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB 2021 para Médico ESF

Foram encontradas 2 questões

Q1904197 Português
Após a leitura do fragmento textual abaixo, que compreende o 1º e o último parágrafos de uma matéria jornalística, responda à questão.



A unidade de sentido do texto depende da inter-relação das informações, o que pode ocorrer dentre outros mecanismos, pela retomadas de partes textuais (expressões, frases, parágrafos), processo rotulado de coesão referencial. Analise as proposições abaixo relacionadas, que explicam o uso de algumas formas gramaticais nessa função de retomada, e assinale (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) O substantivo ESTADO, no constituinte “a cara do estado”, no sub título, tem como referente o termo “Texas”
( ) O advérbio pronominal LÁ, na oração “gigantes do setor de tecnologia estão de mudança para” (Linhas 4-5), recupera o constituinte “Califórnia”.
( ) O constituinte “O movimento” (Linha 5) retoma de forma resumida todo o conteúdo anterior, relativo à migração das empresas de tecnologia da Califórnia para o Texas.
( ) O substantivo “transposição” no constituinte “Um efeito da transposição de californianos para o conservador Texas” (Linha 12) retoma por nominalização a informação precedente relativa à mudança do Vale do Silício e arredores para o Texas .
( ) No processo de remissão, empregam-se ora termos neutros ora avaliativos (que dão pistas de como o autor se insere no texto). No texto, “movimento”, “transposição” e “invasão”, este último referindo-se à entrada dos progressistas/democratas californianos no conservador/republicano Texas, são formas nominais neutras.
A sequência de preenchimento CORRETA é 
Alternativas
Q1904202 Português
Após a leitura do texto abaixo, avalie as proposições com (V) para verdadeiras e (F) para falsas
Furtos e rapinas

As palavras perdem o seu sentido, enquanto perdem sua cor o mar e o céu azul, que haviam sido pintados pela gentileza das algas que jorraram oxigênio durante três bilhões de anos. E a noite perde suas estrelas. Já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo: Não nos deixam ver as estrelas. Assinado: As pessoas. E no firmamento apareceram muitas placas que clamam: Não nos deixam ver as pessoas. Assinado: As estrelas. 
(GALEANO, Eduardo. Bocas do tempo. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2011)
( ) O texto inicia com a apresentação de fatos que ocorrem simultaneamente: perda de sentido das palavras, de cor do mar e do céu, e das estrelas da noite, para evidenciar prejuízos nos planos da humanidade e da natureza.
( ) Em “enquanto perdem sua cor o mar verde e o céu azul”, ocorre, do ponto de vista gramatical, uma inversão na ordem dos termos da oração, em que o sujeito simples vem posposto ao verbo.
( ) No plano global, o texto se sustenta, em um paralelo, pois não só no início, mas no corpo do texto, o autor destaca fatos simultâneos, tanto que a menção aos protestos poderia assim ser parafraseada: já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo, assinadas pelas pessoas, enquanto apareceram muitas outras no firmamento, assinadas pelas estrelas.
( ) Há um consenso de que a linguagem é essencialmente argumentativa, porém, por se tratar de uma crônica, em que se evidencia a função emotiva, essa força argumentativa ou a função apelativa se esvai, de modo que a denúncia contra a destruição da natureza melhor se adequa a outro gênero textual.
A sequência CORRETA de preenchimento é:


Alternativas
Respostas
1: D
2: B