Questões de Concurso Público Prefeitura de Areial - PB 2021 para Professor B - Geografia

Foram encontradas 13 questões

Q1767589 Geografia
Um importante fator atmosférico é a latitude, pois apresenta alguns condicionantes astronômicos que influenciam na quantidade de energia que entra no Sistema Superfície-Atmosfera. Tais condicionantes são a rotação da Terra, inclinação dos eixos da Terra, o movimento de translação, distância entre os dois astros, diferença de tamanho e a forma aparente da Terra. Observe a figura abaixo, analise as assertivas e responda (V) verdadeiro ou (F) falso.
Imagem associada para resolução da questão

(Solstícios e equinócios. Os números indicam a duração do dia nos solstícios e nos equinócios em várias latitudes. Fonte: Strahler, 1971. In: Fonte: MENDONÇA, Francisco; DANNI-OLIVEIRA, Inês Moresco. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. p. 42.)
( ) Quando o eixo de rotação da Terra está inclinado em relação à vertical ao plano da órbita do Planeta, a declinação do Sol estará em seu ponto mais meridional, definindo o início do verão no Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte. ( ) O equinócio representa o posicionamento do Sol no seu limite máximo, sendo maior a incidência da luz solar no Hemisfério Sul do que no Hemisfério Norte, marcando o início da primavera e do outono, respectivamente. ( ) No dia 22 de junho, o Sol estará na sua posição mais setentrional, definindo o Trópico de Capricórnio e o dia do solstício de inverno no Hemisfério Sul e verão no Hemisfério Norte, marcando a incidência dos raios solares perpendicular à superfície da Terra. ( ) O posicionamento médio do Sol em relação à Terra, denominado equinócio, ocorre em dois momentos do ano, que no Hemisfério Norte marca o início da primavera em março e o início do outono em setembro, e o Hemisfério Sul a Primavera em setembro e o outono em março.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q1767590 Geografia
O ano de 2020 marca os vinte anos de criação da LEI 9.985/2000 que institui o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC), um importante marco na gestão dos recursos naturais. “A lei levou à criação de 2.446 unidades de conservação federais, estaduais e municipais que tentam proteger 18% da área continental e 26% da área marinha do Brasil. Porém, ambientalistas denunciam atuais riscos e ameaças ao SNUC”. (Fonte: https://www.camara.leg.br/radio/programas/674360-20-anos-da-lei-das-unidades-de-conservacao-snuc-parte-1/. (Acessado em: 14/09/2020).
Sobre o tema, assinale a resposta CORRETA:
Alternativas
Q1767591 Geografia
A bacia hidrográfica foi definida por Coelho Netto (2007, p 97) como uma área da superfície terrestre que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum, num determinado ponto de um canal fluvial. (Fonte: COELHO NETO, A. L. Hidrologia de encosta na interface com a geomorfologia. In: GUERRA, A. J. T. & CUNHA, S. B. Geomorfologia uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro – RJ: Editora Bertrand Brasil, 1994.)
Observe a figura abaixo e aponte a sequência CORRETA dos elementos que caracterizam uma bacia hidrográfica.
Imagem associada para resolução da questão

(Fonte da figura: http://www.comitevacacai.com.br/BaciaHidrografica/BaciaOQueE)
Alternativas
Q1767592 Geografia
A imagem a seguir apresenta uma rocha que foi modificada por processos intempéricos de decomposição e desagregação.
Imagem associada para resolução da questão
Imagem: acervo particular do elaborador.]
Marque a alternativa que apresenta o (s) tipo (s) de intemperismo que atua (aram) na rocha representada.
Alternativas
Q1767593 Geografia
O Brasil, por sua dimensão continental e fatores geográficos particulares, apresenta uma grande diversidade de tipos climáticos. Análise as informações apresentadas e responda (V) para verdadeiro ou (F) para falso.
( ) As mais elevadas temperaturas médias anuais são de 26ºC e 28ºC registradas ao longo da planície do rio Amazonas e do setor norte da planície costeira, região que sofre a atuação das Massas de ar equatorial continental (MEC) e a Massa de ar equatorial atlântico (MEA). ( ) A distribuição espacial dos totais anuais de chuva no Brasil apresenta dois grandes contrastes pluviométricos representados pela Região Norte com médias superiores a 2.800 mm e o Nordeste Semiárido com valores médios anuais entre 1.200 e 125 mm. ( ) A maior parte do território brasileiro se insere nas zonas climáticas equatoriais e tropicais, em que predominam climas quentes com fracas amplitudes térmicas. A condição climática subtropical está presente em uma menor porção do território. Nelas as temperaturas são, em média, mais baixas e as amplitudes térmicas mais acentuadas que na zona climática equatorial. ( ) O clima subtropical úmido, do Sul do Brasil, é controlado por massas de ar tropicais e polares, sendo uma de suas principais características a sua irregularidade na distribuição anual de pluviometria, associada às baixas temperaturas do inverno.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: D
4: B
5: D