O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
50%

🍀 O que falta para você alcançar seus objetivos? Garanta até 50% OFF e chegue lá 🚀

Questões de Concurso Público Prefeitura de Areial - PB 2021 para Agente Administrativo

Foram encontradas 2 questões

Q1757539 Português

Com base no excerto abaixo, da matéria Conhecerpara cuidar, exposta na revista Segredos da mente - o poderdo cérebro, Ano 3, no. 4, 2019), responda ao que se pede na questão.


    Lidar com algum distúrbio da mente pode parecer uma jornada solitária, já que a falta de conhecimento é fonte de preconceito e exclusão. Entretanto, existem caminhos que podem oferecer amparo a quem enfrenta essa situação.[...]

    Uma das formas de prevenir os danos ligados à depressão é buscar informação sobre o assunto. Compreender como a doença se manifesta e seus efeitos sobre o paciente é importante para saber lidar com o ente querido, bem como apoiá-lo nas situações diárias. Sem conhecimento sobre o assunto, muitos erros podem ser cometidos e, com isso, causar danos a quem convive com o transtorno.

    Um ambiente emocional equilibrado é uma forma eficiente de auxílio. Contar com um núcleo familiar acolhedor é essencial, já que “parentes e amigos têm um papel fundamental no tratamento e no processo de cura, pois trata-se de um transtorno incapacitante que afeta todas as áreas da vida da pessoa”, como explica a psicóloga Mary Scabora.

    Outro aspecto fundamental é o diálogo. Em alguns quadros, a pessoa que tem o distúrbio pode não expor seus sentimentos. Portanto, é preciso conversar abertamente nesses casos, sem julgamento nem ideias pré-concebidas. [...]

    Algo que pode ocorrer com frequência e deve ser evitado são as críticas e as cobranças. Apontar problemas no comportamento de alguém em estado emocional deprimido não ajuda em sua melhora, pelo contrário, pode tornar o indivíduo mais retraído. Cobrar melhoras, empenho no tratamento ou que tenha positividade também são ações ineficientes. Lidar com o transtorno emocional é dolorido e requer esforço, por isso, as exigências podem gerar bloqueios.

        Ao notar os sinais de depressão, a primeira coisa a ser feita é buscar ajuda profissional. O paciente precisa de psicoterapia para aprender a ressignificar os sentimentos, lidar com os problemas diários e aprender mecanismos de prevenção. [...] Além disso, será necessário auxílio de psiquiatras que indicarão a medicação mais adequada para o quadro. Os remédios inibem sintomas e colaboram com os efeitos da terapia psicológica. [...]

Analise as afirmações a seguir, a respeito da estruturação do texto e assinale (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas.


( ) O texto destaca a importância de ter uma clara percepção sobre o quadro da depressão para que se criem condições favoráveis para enfrentar o problema e viabilizar o tratamento da doença.

( ) O texto apresenta o diálogo como forma de tratar e curar a doença, pois seria um meio de o paciente aliviar as dores emocionais.

( ) Aorganização do texto é típica de uma reportagem, mesclando sequências expositivas e argumentativas.

( ) As estruturas linguísticas nas quais o predicado é formado de verbo SER + predicativo (é essencial; é preciso; etc.) são pistas de subjetividade muito recorrentes no texto; apesar disso, o texto é predominantemente objetivo.


A CORRETA avaliação é:

Alternativas
Q1757542 Português

Após a leitura do texto abaixo, exposto em Carta Capital, (05/02/20), responda à questão.


Talento e compromisso


Kobe Bryant era um gênio nas quadras de basquete. Fora delas mostrou-se um cidadão engajado e talentoso


A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete Kobe Bryant, sua filha e seus companheiros no voo de helicóptero que deveria levá-los ao centro de formação de base no qual trabalhavam.

Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque, que durante 20 anos defendeu um único clube, o Los Angeles Lakers.

Este fato por si só destaca o atleta em um tempo em que o esporte é marcado por transferências milionárias.

Uma curiosidade marcante entre diferentes jogadores de todos os esportes também foi sua característica: Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas no confronto com adversários fabulosos que tinham na força física sua marca principal.

Muito corretamente ele era comparado a Michael Jordan, para mim o melhor atleta da década de 1990, desde que iniciou sua trajetória na NBA ao lado de Shaquille O'Neal, um nome único entre jogadores com físico agigantado. Juntos, eles ganharam um tricampeonato da NBA. Mais adiante, Bryant levantaria outras duas vezes o troféu, além de conquistar duas medalhas de ouro em Olimpíadas, sem falar em uma infinidade de vitórias individuais.

De todo modo, é grandioso o reconhecimento da contribuição do craque para o desenvolvimento do espetacular basquete americano e dos seus exemplos de responsabilidade social e humana, atestados pelas amizades que angariou em muitas áreas de atividade além do esporte. Consternação geral.

Avalie a veracidade das informações abaixo com relação a algumas estruturas linguísticas presentes no texto.


I- Na oração “Fora delas (das quadras) Bryant mostrou-se um cidadão engajado e talentoso”, o verbo pede objeto direto, representado pelo “se” e predicativo, representado por “um cidadão engajado e talentoso”.

II- Em: “Muito se tem falado sobre a carreira e a vida do craque”, o item “SE” classifica-se como partícula apassivadora.

III- Na oração “A tristeza espalhou-se pelo mundo após o desastre que vitimou o genial astro do basquete”, que se apresenta na voz passiva, a preposição “por” introduz o agente da passiva.

IV- Enquanto na oração “Este fato por si só destaca o atleta” o verbo “destacar” pede objeto direto, na oração “Bryant destacou-se pelas suas qualidades técnicas”, o verbo é pronominal e pede objeto indireto, introduzido pela preposição “por”.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Respostas
1: A
2: B