Questões de Concurso Público Prefeitura de Sapé - PB 2020 para Professor de Educação Básica II - Português (Zona Urbana)

Foram encontradas 6 questões

Q1770281 Pedagogia
O saber dos professores é um saber social, tendo em vista que é partilhado por um grupo de agentes que possuem uma formação comum. Neste sentido, pode-se afirmar que:
I- A relação com o saber e com a escola é, ao mesmo tempo, e, indissociavelmente, uma relação social e uma relação subjetiva. II- O saber é social porque seus próprios objetos são práticas sociais, isto é, o professor trabalha com sujeitos em função de um projeto transformador. III- O saber é uma substância ou um conteúdo fechado em si mesmo, isto é, não se manifesta por meio de relações sociais.
Analise as proposições acima e marque apenas a alternativa adequada.
Alternativas
Q1770282 Pedagogia
A língua é, simultaneamente, produto e condição da vida social. Neste sentido, analise as proposições a seguir e coloque (V) para Verdadeiras e (F) para Falsas.
( ) Em todas as configurações histórico-sociais de vida, trabalho e cultura, a língua revela-se produto e condição das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais. ( ) O binômio saber/sabor é indispensável e contribui para realizar a proeza do professor de língua ser bem sucedido na sala de aula. ( ) Nas aulas de Língua Portuguesa é suficiente que o professor esteja bem embasado pelo conhecimento específico para conseguir êxito no processo de ensino e aprendizagem.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
Alternativas
Q1770287 Pedagogia
Marcos Bagno, em (Dramática da língua portuguesa. São Paulo: Loyola, 2000. p.83), aponta um mito da necessidade da gramática normativa: “É preciso saber gramática para falar e escrever bem”. Entende-se que este mito chama a atenção para que o ensino de (a)
I- Gramática deva ser “o ponto de chegada” da prática pedagógica, e não, “seu ponto de partida”. II- Língua Portuguesa deixe de ser visto como transmissão de conteúdos prontos e passe a ser uma atividade de construção de conhecimentos. III- Gramática tenha como princípio a memorização mecânica de regras para cumprimento do programa determinado.
É VERDADE o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1770290 Pedagogia
É possível a vida dos gêneros como uma tessitura de redes discursivas, provenientes dos mais diferentes focos da cultura oral e escrita. Nessas esferas de realidade, o gênero piada constitui-se como um discurso que faz parte do universo da sala de aula.
Leia a piada a seguir e, em seguida, responda o que se pede.
Assim que Joãozinho chegou em casa, sua mãe perguntou: - Oi, meu filho, como foi a aula hoje? E o menino respondeu sem muito entusiasmo: - Foi bem! -Que bom! Tem certeza de que aprendeu tudo? - Acho que não, Mãe! Amanhã vou ter que ir de novo. (Fonte: CEREJA, William e COCHAR, Thereza. Português/Linguagens. São Paulo: Saraiva. 2015, p. 160).
Do gênero textual acima, pode-se depreender:
I- A ideia central da piada retrata a mesmice da sala de aula, evidenciando, sob a forma de humor, a ineficiência do processo de ensino e aprendizagem. II- O gênero lúdico incentiva o riso em sala de aula, cria um ambiente propício ao ensino e à aprendizagem, ajudando o professor a conquistar a atenção do aluno e a reter o conhecimento. III- A transposição do gênero piada ao discurso didático se configura e reflete as múltiplas possibilidades de uso da linguagem, provocando o riso, que nega o discurso autoritário.
É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1770292 Pedagogia
Leia com atenção a citação abaixo e responda o que se pede.
Texto de prazer: aquele que contenta, enche, dá euforia; aquele que vem da cultura, não rompe com ela, está ligado a uma prática confortável da leitura”. (BARTES, Roland. O prazer do Texto. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 20).
A assertiva acima nos faz refletir sobre
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: C
5: E