Questões de Concurso Público Prefeitura de Jacaraú - PB 2020 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 3 questões

Q1772404 Enfermagem
A Dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. No Brasil, é considerada uma doença sazonal com índices epidemiológicos relevantes, dentre eles o crescente número de hospitalizações e óbitos decorrentes da doença. Com isso, é importante que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) saibam identificar os casos suspeitos de Dengue durante a realização das visitas domiciliares. Quais destes conjuntos de sinais e sintomas definem um caso suspeito de Dengue? Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica, 3 ed., 2019.
Alternativas
Q1772407 Enfermagem
No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de pessoas possuem a Esquistossomose Mansoni. A doença, de veiculação hídrica causada por um verme, se apresenta de forma endêmica em alguns estados brasileiros, apresentando casos de óbito quando relacionadas às formas clínicas graves (Guia de Vigilância Epidemiológica, 2019). Com isso, é importante que o Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à equipe, desenvolva ações relacionadas à identificação e controle da esquistossomose em seu processo de trabalho. Fonte: Guia Prático do Agente Comunitário de Saúde.
Analise as sentenças tendo como paramentos as ações de controle da esquistossomose desenvolvidas pelo ACS:
I- Investigar a existência de casos na família e na comunidade, a partir do caso confirmado por meio do exame parasitológico de fezes, conforme planejamento e programação da Unidade Básica de Saúde. II- Orientar a população sobre a forma de evitar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros de caramujos. III- Prescrever a dose única da medicação para esquistossomose, quando indicada. IV- Encaminhar ao Agente de Combate a Endemias (ACE) os casos em que haja necessidade do uso de equipamentos e produtos específicos, como moluscocidas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q1772412 Enfermagem
Estima-se que, em 2015, cerca de 10,4 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose no mundo, com 1,4 milhão de mortes pela doença. Dos casos de tuberculose, 87% encontram-se concentrados em 30 países, sendo o Brasil um deles. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional-chave para o controle efetivo da tuberculose em seu território.
Analise as sentenças abaixo, tendo como parâmetro as atribuições do ACS para o controle da Tuberculose e o cuidado das pessoas: Fonte: Cartilha do Agente Comunitário de Saúde – Tuberculose.
I- O ACS deve estar atento para os efeitos adversos ao tratamento para tuberculose e, caso seja identificado algum, o paciente deve ser orientado e/ou encaminhado ao serviço de saúde para avaliação. Informar às pacientes em idade fértil que a medicação para TB diminui o efeito do anticoncepcional e orientá-las para o uso de métodos contraceptivos de barreira, como camisinha feminina ou masculina, DIU e diafragma. II- O ACS deve solicitar cultura e teste de sensibilidade de escarro antes de começar o tratamento em todos os casos que possam ser classificados como retratamento, seja por retorno pós-abandono ou recidiva. III- Realização do TDO, a partir do planejamento da equipe e do estabelecimento de vínculo e diálogo com o usuário. IV- Quando o paciente apresentar náusea, vômito, dor abdominal durante o tratamento recomendar o uso de medicação para os sintomas.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C