Questões de Concurso Público Prefeitura de Sumé - PB 2019 para Médico - PSF

Foram encontradas 5 questões

Q1253445 Medicina
O médico é um profissional que se ocupa da saúde humana, promovendo saúde, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças, com competência e resolutividade, responsabilizando-se pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário. (FIGUEIREDO, Elisabeth Nigilio . A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS. Disponível em: : https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade05/unidade05.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).
Após leitura atenta do texto, analise as assertivas abaixo, levando em consideração o fato de que a Atenção Básica (AB) pode cumprir seu papel na Rede de Atenção à Saúde, mas, para tanto, é preciso que:
I- o médico atenda à demanda dos indivíduos sob sua responsabilidade, devendo realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea, de forma compartilhada, consultas clínicas e pequenos procedimentos cirúrgicos, quando indicado na Unidade de Saúde, no domicílio ou em espaços comunitários, responsabilizando-se pela internação hospitalar ou domiciliar e pelo acompanhamento do usuário. II- toda estrutura da Rede de Atenção à Saúde possa funcionar, dando respostas adequadas às necessidades dos usuários, de forma coordenada, fazendo-se necessário estabelecer estratégias que permitam criar múltiplas respostas para o enfrentamento da produção saúde-doença. III- o arranjo organizativo formado pelo conjunto de serviços e equipamentos de saúde, num determinado território geográfico, seja responsável não apenas pela oferta de serviços, mas devendo ocupar-se também de como estes estão se relacionando, assegurando, dessa forma, que a ampliação da cobertura em saúde seja acompanhada de uma ampliação da comunicação entre os serviços, a fim de garantir a integralidade da atenção. IV- os fluxos de atendimento das demandas de saúde nos diversos níveis de atenção devem ser definidos na Rede de Atenção à Saúde (RAS), com o intuito de obter a integralidade do cuidado. V- a principal porta de entrada e de comunicação entre os diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS) seja a Atenção de Média Complexidade, constituída de equipe multidisciplinar, responsável pelo atendimento de forma resolutiva da população da área adstrita e pela construção de vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitárias efetivas.
Assinale a única alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de assertivas.
Alternativas
Q1253447 Medicina
Uma atenção pré-natal de qualidade é capaz de diminuir a morbidade e a mortalidade materno-infantil uma vez que a identificação do risco gestacional pelo profissional permite a orientação e os encaminhamentos adequados em cada momento da gravidez. Em 2014, cerca de 40% dos 10.446 óbitos infantis e neonatais evitáveis ocorridos no Brasil estavam relacionados à inadequação da atenção à gestação.
(Sistema de Informações sobre Mortalidade. Painel de monitoramento da mortalidade infantil e fetal. http://svs.aids.gov.br/dashboard/mortalidade/infantil.show.mtw, acessado em 12/Ago/2015). (TOMASI, Elaine Tomasi et alli. Qualidade da atenção pré-natal na rede básica de saúde do Brasil: indicadores e desigualdades sociais. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v33n3/1678-4464-csp-33-03-e00195815.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).
Acerca do Pré-Natal na Assistência Básica, analise as informações a seguir, e depois coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sempre informar às gestantes de baixo risco de complicações que o parto normal é geralmente muito seguro tanto para a mulher quanto para a criança. ( ) As mulheres nulíparas ou multíparas que optarem pelo planejamento do parto em Centro de Parto Normal (extra, peri ou intrahospitalar), se disponível na sua área de abrangência ou lugares próximos dessa e cientes dos riscos e benefícios desses locais, devem ser apoiadas em suas decisões. ( ) Informar a todas as gestantes que a assistência ao parto no domicílio não faz parte das políticas atuais de saúde do país. ( ) Informar às nulíparas de baixo risco de complicações que o planejamento do parto no domicílio não é recomendado, tendo em vista o maior risco de complicações para a criança. Acrescentando, que as evidências que são oriundas de outros países, não necessariamente aplicáveis ao Brasil. ( ) Informar às multíparas de baixo risco de complicações que, tendo em vista o contexto brasileiro, o parto domiciliar ainda não está disponível no sistema de saúde, por isso não há como recomendá-lo. ( ) As mulheres devem receber, quando possível, as seguintes informações sobre o local de parto: - acesso à equipe médica (obstetrícia, anestesiologia e pediatria); - acesso ao cuidado no trabalho de parto e parto por enfermeiras obstétricas ou obstetrizes; - acesso a métodos de alívio da dor, incluindo os não farmacológicos (banheira, chuveiro, massagens, etc.), analgesia regional e outras substâncias analgésicas; - a probabilidade de ser transferida para uma maternidade (se esse não for o local escolhido), as razões porque isso pode acontecer e o tempo necessário para tal. ( ) Assegurar que todas as mulheres que optarem pelo planejamento do parto fora do hospital tenham acesso em tempo hábil e oportuno a uma maternidade, se houver necessidade de transferência.
Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
Alternativas
Q1253448 Medicina
Entre as atribuições específicas do profissional médico que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) está a realização de encaminhamentos a outros pontos da rede de atenção, a responsabilização pelo plano terapêutico de forma compartilhada, respeitandose os fluxos assistenciais, o registro apropriado de informações e a comunicação entre os profissionais em tempo e lugar oportunos, de maneira a atender à necessidade do usuário. (SILVEIRA, Milene da Silva Dantas; CAZOLA, Luiza Helena de Oliveira; SOUZA, Albert Schiaveto; e, PÍCOLI, Renata Palópoli. Processo regulatório da Estratégia Saúde da Família para a assistência especializada. SAÚDE DEBATE, RIO DE JANEIRO, V. 42, N. 116, P. 63-72, JAN-MAR 2018).
Após a leitura do texto, o que é possível afirmar em relação ao Brasil?
I- Há fragilidades quanto à regulação do acesso pelo médico da ESF, que, apesar de contribuir para a coordenação do cuidado, ainda não tem sua utilização reconhecida como uma ferramenta de gestão da clínica. II- Investir em capacitação e qualificação do profissional no âmbito da Atenção Primária à Saúde e da regulação em saúde pode promover maior resolutividade com melhor gestão do cuidado, bem como o uso racional dos recursos disponíveis. III- A regulação assistencial, por ser componente da Rede de Atenção em Saúde com ampla e privilegiada visão dos recursos disponíveis e da dinâmica dos serviços, deve ser considerada como grande aliada para os profissionais inseridos nas unidades de ESF.
Marque a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.
Alternativas
Q1253449 Medicina
Acerca da atenção integral à saúde do idoso na Estratégia da Saúde da Família (ESF), tendo em vista que a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa destaca em suas diretrizes o estímulo às ações intersetoriais, para a integralidade da atenção, analise as assertivas abaixo.
I- A integralidade do cuidado ao idoso permeia na articulação do saber e fazer de cada profissional, de cada equipe e dos gestores. II- A gestão municipal pode tentar caminhar sozinha, embasado apenas nas ações verticalizadas do Ministério da Saúde. III- Há necessidade de se criar e recriar, na gestão municipal da saúde do idoso, planos e investimentos de projetos e diretrizes embasadas nas políticas do idoso, que vá ao encontro com as possibilidades da ESF e necessidades dos idosos. IV- É necessário que os gestores pensem em estratégias a partir das lentes da micropolítica e do envolvimento dos profissionais que prestam assistência direta aos idosos, para a construção da rede de cuidado do município.
Indique a única alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de assertivas.
Alternativas
Q1253450 Medicina
A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra.
( B R A S I L . V i o l ê n c i a I n t r a f a m i l i a r – O r i e n t a ç õ e s p a r a a p r á t i c a e m s e r v i ç o . D i s p o n í v e l e m : http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/violencia_intrafamiliar_cab8.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).
Tendo o médico da Atenção Básica assistido um menor de 12 anos, masculino, no qual se identificou lesões grosseiras de pele (mãos e pés) e mucosas (oral e nasal), características de trabalho infantil em carvoaria, e presença de lesões corporais tipo equimoses, com hematomas e escoriações pelo corpo, analise as proposições abaixo, levando em consideração quais ações devem ser tomadas.
I- Buscar o órgão competente para prestar queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil. Portanto, deve realizar sua atuação junto ao Juiz da Infância e Juventude. II- Buscar o Ministério Público, e prestar queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil. Uma vez que este tem legitimidade para tomar medidas judiciais com relação à suspensão ou destituição do poder familiar e para aplicação de medidas protetivas à criança vítima. III- Procurar a Autoridade Policial com queixa-crime por maus tratos e trabalho infantil, uma vez que este que investigará a conduta de maus tratos e trabalho infantil, instaurando o devido inquérito policial cujo resultado apontará a infração à norma penal, preparando elementos para que o Ministério Público possa interpor a ação correspondente contra os pais ou responsáveis legais da criança. IV- Buscar de imediato o Conselho Tutelar que aplica medidas de proteção à criança vítima.
Assinale a alternativa que apresenta o conjunto CORRETO de proposições.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: B