Questões de Concurso Público Prefeitura de Solânea - PB 2019 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 10 questões

Q1252938 Farmácia
A análise hematológica do sangue visa basicamente à enumeração e à diferenciação dos vários elementos celulares. Uma análise do sistema hematopoético determina a situação dos precursores das células sanguíneas nesses tecidos. Desta forma, analise as proposições abaixo, tendo como base eritrócitos e hemoglobina.
I- O eritrócito normal (normócito) é uma estrutura elástica, bicôncava e nucleada constituída por, aproximadamente, água (63%), lipídeos (0,5%), glicose (0,8%), minerais (0,7%), proteína não-hemoglobina (0,9%), metemoglobina (0,5%) e hemoglobina (33%). II- A função principal do eritrócito é transportar oxigênio e dióxido de carbono. As membranas dos eritrócitos possuem componentes dinâmicos e semi-permeável que está associada ao metabolismo energético na manutenção das características de permeabilidade da célula a vários cátions (Na+ , K+ ) e ânios (Cl-, HCO3 ). III- Hemoglobina é uma hemoproteína conjugada com peso molecular (PM) aproximado de 67.000 daltons que contém proteínas básicas, as globinas, e ferroprotoporfirina (heme). Diferenças nas sequências estruturais dos aminoácidos nas porções peptídicas das moléculas de hemoglobina são controladas geneticamente e são responsáveis pelos diferentes tipos de hemoglobina. IV- Os eritrócitos podem ser quantificados por procedimentos visuais ou eletrônicos. Nos procedimentos visuais, um volume determinado de sangue é diluído com um liquido hipertônico em relação ao sangue para evitar a coagulação. O sangue diluído é, então, colocado em uma câmara de contagem, e o número de células, em uma área circunscrita, é enumerado microscopicamente. V- O método de Coulter (citometria de fluxo) determina o número e o tamanho dos eritrócitos suspensos em um líquido eletricamente condutivo com precisão e exatidão. Porém, trata-se de um método pouco reprodutível, uma vez que as células sanguíneas deslocam seu próprio volume no diluente a fim de produzirem uma alteração na resistência entre os eletrodos do equipamento.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1252941 Farmácia
A separação pode ser definida como uma operação farmacêutica que se empreende o isolamento e/ou a purificação de uma única substância química ou de um grupo de substâncias quimicamente correlacionadas. Assim, os problemas relacionados às técnicas de separação é uma preocupação constante dos farmacêuticos que exercem seus ofícios nos diversos laboratórios da Indústria Farmacêutica e/ou Laboratórios de Análises Clínicas. Desta forma, analise as proposições abaixo, tendo como base as operações farmacêuticas de separação de sólidos e de líquidos utilizadas nas Ciências Farmacêuticas.
I- Um grande número de separações pode ser realizado com a centrífuga. Esse aparelho consiste essencialmente em um recipiente em que uma mistura de sólidos e líquidos, ou de dois líquidos, é processada em altas velocidades, de modo que a mistura seja separada em suas partes constituintes pela ação da força centrífuga, cuja velocidade terminal é conhecida como a velocidade de deposição da partícula e é descrita matematicamente pela Lei de Fick. II- A filtração é o processo de separação de líquidos de sólidos com a finalidade de obter líquidos opticamente transparente, através da intervenção de uma substância porosa denominada filtro ou meio filtrante. Trata-se de um dos métodos mais antigos de esterilização, pois remove, mas não destrói os microrganismos, sendo o método de escolha para soluções instáveis em outros tipos de processos de esterilização. III- A difusão é uma técnica de separação especializada que consiste na penetração espontânea de uma substância dentro de outra, sob o potencial do gradiente de concentração. A velocidade de difusão através de uma membrana semipermeável é diretamente proporcional ao gradiente de concentração entre as duas superfícies da membrana e a área da membrana. Porém é inversamente proporcional a espessura da membrana e esses fatores são descritos matematicamente pela Lei de Stokes. IV- A clarificação é o processo pelo qual sólidos finamente divididos e materiais coloidais são separados de líquidos, sem o emprego de uma membrana filtrante. Esse processo é realizado ao se acrescentar um agente absorvente, que age para reduzir a turbidez através da absorção física do material contaminante. V- A colação é o processo de separação de um sólido a partir de um líquido, ao se derramar a mistura sobre um tecido ou substância porosa que permitirá que o líquido atravesse, retendo o sólido. Essa operação farmacêutica é frequentemente utilizada para separar o sedimento ou as impurezas mecânicas de vários tipos a partir dos líquidos.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1252943 Farmácia
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como base a Bioquímica da Urina.
( ) A urina normalmente possui uma coloração amarela, principalmente devido ao urocromo. Amostras mais claras usualmente possuem uma densidade mais alta e a bilirrubina pode fazer com que a urina fresca tenha uma cor mais escura. ( ) Uma pequena quantidade de proteína pode ser encontrada na urina obtida de indivíduos saudáveis, embora essa quantidade não seja quantificada com precisão e exatidão nos métodos usuais utilizados nos Laboratórios de Análises Clinicas devido à baixa especificidade e seletividade desses métodos. ( ) Proteinúria pode ser benigna e aparecer após exercícios extenuantes ou simplesmente como resultado da permanência em pé (proteinúria ortostática). Proteína frequentemente está presente na urina durante a gestação e, em alguns casos, isso é benigno; mas em outros, indica complicações renais. Proteinúria transitória pode ocorrer após infecções graves, febre alta ou na insuficiência cardíaca congestiva. ( ) Uma pequena quantidade de glicose pode ser encontrada na urina obtida de indivíduos saudáveis, embora essa quantidade não seja quantificada com precisão e exatidão nos métodos usuais utilizados nos Laboratórios de Análises Clínicas, devido à baixa especificidade e seletividade desses métodos.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses. 
Alternativas
Q1252944 Farmácia
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como base a Imunoquímica.
( ) O ELISA (ensaio imunoabsorção enzimática) detecta anticorpos através de uma técnica direta, usando anticorpos ligados à enzima para marcar substâncias antigênicas nos tecidos ou líquidos corporais. ( ) A Proteína C Reativa (PCR) é uma proteína da fração globulina IgM, que é considerada um auto-anticorpo contra determinantes antigênicos de IgG. No tratamento da febre reumática, diminuições nos níveis sanguíneos de PCR são usadas para medir a efetividade da terapia. ( ) A artrite reumatoide é caracterizada por um grupo reativo de macroglobulinas conhecidas como FR (fator reumatoide) no sangue e no líquido sinovial. A análise do FR é baseada nos procedimentos de aglutinação empregando partículas de látex de poliestireno revestidas com uma camada de gamaglobulina humana adsorvida. Areação FR-anticorpo causa aglutinação visível das partículas inertes de látex. ( ) Estreptococos β-hemolíticos, o agente causal da febre reumática, produzem estreptolisina O e S, hialuronidase, desoxirribonuclease e NADase. A quantificação dos anticorpos contra essas enzimas é um indicador da intensidade do estímulo antigênico e da magnitude da infecção estreptocócica.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses
Alternativas
Q1252945 Farmácia
A microbiologia clínica é uma ciência referente ao isolamento e à identificação dos microrganismos causadores de doenças. As técnicas empregadas no isolamento e na identificação dos organismos suspeitos envolvem a propagação em meio de cultura adequado, uso de material adequado de hospedeiro vivo, determinação das características morfológicas e, quando conveniente, das características de coloração e confirmação por análise bioquímica e/ou imunoquímica. Desta forma, analise as proposições tendo como base a Microbiologia Clínica.

I- Staphylococcus aureus é um coco gram-positivo, frequentemente encontrado na pele e mucosas normais dos seres humanos, bem como associado a abcessos, septicemia, endocardite e osteomielite. Algumas variedades elaboram uma exotoxina capaz de causar intoxicação alimentar. A sua identificação se baseia na morfologia da colônia (pigmentação) e na morfologia microscópica, na produção positiva de catalase, produção positiva de coagulase e fermentação positiva do manitol.

II- Streptococcus pyogenes é um coco gram-positivo frequentemente associado à faringite, erisipela, pioderma e endocardite. Agar neopeptona contendo 5% de sangue desfibrinado de carneiro é preferido para o isolamento primário e para demostrar a característica de hemolisina, através da observação de uma zona de hemólise clara (beta) ao redor das colônias no ágar sangue, bem como produção positiva de catalase.

III- Neisseria gonorrhoeae é um diplococo gram-positivo associado à doença venéria gonorreia. A identificação é baseada no isolamento primário do gonococo a partir de exsudatos uretrais no meio ágar chocolate ou Thayer-Martin (TM). A confirmação da atividade da enzima oxidase dos gonococos é realizada por uma reação com p-dimetilaminoanilina, que torna negras as colônias oxidase-positivas.

IV- Neisseria meningitidis é a principal causa de meningite bacteriana e septicemia. O isolamento primário é baseado na cultura de um espécime (sangue, líquido espinhal ou secreções nasofaríngeas) em um meio de Mueller-Hinton ou ágar-chocolate contendo uma mistura antibiótica de vancomicina, colistimetato e nistatina. A confirmação se dá por reações bioquímicas oxidase e catalase positiva.

V- Os bacilos entéricos (Enterobacteriaceae) são bastões não esporulados gram-negativos associados à disenteria (Shigella spp), febre tifoide (Salmonella typhi), infecções teciduais e do trato urinário (Escherichia coli, Proteus spp e Pseudomonas spp) e infecções pulmonares (Klebsiella spp). O isolamento primário dos bacilos entéricos é feito por infusão seletiva e diferencial em ágar MacConkey e azul de metileno-eosina (EMB), e o enriquecimento do meio é feito com caldo de selenita e caldo tetrationato. A confirmação se dá por testes sorológicos e reações bioquímicas (produção de H S, produção de indol, produção de 2 acetilmetilcarbinol, utilização do citrato, uréase, atividade da lisina e arginina descarboxilase e fenilalanina desaminase. 


É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: D