Questões de Concurso Público Prefeitura de Solânea - PB 2019 para Farmacêutico Bioquímico

Foram encontradas 4 questões

Q1252940 Farmácia
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas, tendo como orientação as Suspensões Farmacêuticas.
( ) A velocidade em que as partículas em suspensão sedimentam está relacionada ao tamanho e densidade das partículas, bem como a viscosidade do meio em suspensão. Uma viscosidade muito alta é indesejável, principalmente quando o meio de suspensão é newtoniano, pois torna-se difícil redispersar o material que foi depositado. ( ) Em um sistema floculado contendo uma distribuição dos tamanhos das partículas, as partículas maiores sedimentam naturalmente mais rápido que as partículas menores. Quando o mesmo sistema é defloculado, dois efeitos ficam imediatamente aparentes. Em primeiro lugar, os flocos tendem a cair juntos. Assim, um limite distinto entre o sedimento e o sobrenadante é imediatamente observado. Em segundo lugar, o sobrenadante é claro, mostrando que as partículas muito pequenas foram incorporadas nos flocos. ( ) O potencial zeta é uma indicação mensurável do potencial existente na superfície de uma partícula. Quando esse potencial zeta é relativamente alto diz-se que a Suspensão Farmacêutica está defloculada. Por outro lado, quando esse potencial zeta é baixo, as partículas aproximam-se muito mais entre si e forma-se agregados frouxos (flocos) e, nesses casos, diz-se que a Suspensão Farmacêutica está floculada. ( ) Como a maioria dos pós farmacêuticos é polidispersa em vez de monodispersa, a distribuição dos tamanhos das partículas desempenham um papel importante na estabilidade física de uma suspensão. O amadurecimento de Ostwald é o fenômeno pelo qual as partículas maiores crescem de tamanho devido à dissolução das partículas menores e isso poderá resultar em uma instabilidade da Suspensão, o que poderia alterar a biodisponibilidade do produto, através de uma modificação na taxa de dissolução.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses: 
Alternativas
Q1252942 Farmácia
Seja qual for a rota pela qual um fármaco é administrado, ele tem de passar através de várias membranas biológicas durante os processos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação. Desta forma, analise as proposições abaixo, tendo como base os processos de absorção, distribuição, metabolização e eliminação/excreção de fármacos.
I- Após a administração oral, a concentração do fármaco no trato gastrointestinal é uma função da dose, mas a relação não é necessariamente linear, uma vez que as propriedades físico-químicas intrínsecas, tais como a solubilidade e a termodinâmica de dissolução, também influenciam no processo de absorção do fármaco. II- A maior parte dos fármacos que são absorvidos por via extravascular sofre a ação de enzimas no organismo e são convertidos a derivados chamados de metabólitos (ativos ou inativos). Esses metabólitos são geralmente mais apolares do que o fármaco original, devido à introdução de grupamentos apolares na molécula. III- A biotransformação ocorre principalmente no fígado, embora os rins, a musculatura esquelética, os intestinos ou mesmo o plasma possam ser locais importantes do ataque enzimático de alguns fármacos. Essas biotransformações podem ser de degradação, em que a molécula do fármaco é diminuída a uma estrutura menor; ou sintéticas, em que um ou mais átomos, ou grupamentos, podem ser adicionados à molécula do fármaco. IV- A distribuição do fármaco no organismo depende dos fluxos sanguíneos e linfáticos nos diferentes órgãos, bem como de sua ligação às proteínas plasmáticas, diferenças de pH nos vários tecidos e do coeficiente de partição óleo-água de cada fármaco. Esse processo de distribuição é irreversível, visto que o organismo é tido como compartimento único e fechado. V- A excreção de fármacos pelas fezes é considerada como uma via importante de eliminação de fármacos do organismo. O colón permite a eliminação de fármaco de modo lento e, por meio dessa via, são eliminados fármacos que não são absorvidos ao longo do tubo intestinal.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q1252949 Farmácia
Associe as duas colunas, estabelecendo relação entre os conhecimentos gerais e específicos sobre os mecanismos de ação dos antibióticos e os agentes quimioterápicos sintéticos. 
1. Cefalosporinas. 2. Sulfonamidas. 3. Tetraciclinas. 4. Clorafenicol.
( ) São antibióticos bacteriostáticos que são capazes de inibir uma variedade de bactérias interferindo em uma reação bioquímica particular, que é essencial para a sobrevivência da bactéria, denominado ácido para-aminobenzóico (PABA). Por se assemelhar ao PABA, as enzimas da bactéria são enganadas e isso resulta em uma inibição competitiva da atividade da enzima. ( ) São antibióticos bacteriostático que apresentam amplo espectro de ação contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, por inibirem a síntese de proteínas, combinando-se com a subunidade 30 S, impedindo que as moléculas de aminoácidos tRNA se liguem ao complexo mRNA-ribossomo. ( ) Ainda é o antibiótico de escolha para a febre tifoide e, em decorrência das graves reações tóxicas, o seu uso sistêmico deve ser limitado apenas a infecções muito graves, incapazes de serem controladas por outros antibióticos. É usado topicamente para infecções da conjuntiva e blefarites causada por Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Streptococcus hemolyticus. Inibe a síntese de proteínas, devido ao bloqueio específico dos ribossomas bacterianos, na subunidade 50S e é um bacteriostático. ( ) São antibióticos que possuem um anel β-lactâmico em sua estrutura molecular e são ativos contra bactérias gram-positivas e gram-negativas, produtoras de penicilinase, que causam infecções respiratórias, intestinal e urinária. Esse antibiótico afeta a síntese dos componentes dos peptideoglicano da parede celular bacteriana, tendo um efeito bactericida.
A sequência CORRETA dessa associação é: 
Alternativas
Q1252950 Farmácia
No dia 19 de abril de 2019, o Jornal Esanhol El País publicou uma matéria advertindo acerca do uso de alguns anti-inflamatórios não esferoidais (AINEs) em algumas infecções. O conteúdo da matéria afirma que ¨a Agência Francesa do Medicamento (ANSM) alertou médicos e pacientes sobre os riscos do uso de ibuprofeno e uma droga similar, cetoprofeno, no tratamento de algumas infecções e pediu às autoridades europeias uma extensa pesquisa sobre esses dois fármacos¨. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo, tendo como base os anti-inflamatórios não esferoidais.
I- O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esferoidal que apresenta boa absorção oral, com aproximadamente 80% da dose absorvida no trato gastrintestinal, havendo diferença quando da administração em jejum ou após refeição, pois a presença de alimentos aumenta a sua absorção. II- O cetoprofeno age inibindo a síntese de prostaglandinas, através do bloqueio potente das enzimas ciclooxigenases 1 e 2. Aparentemente pode estabilizar as membranas lisossômicas e antagonizar as ações da bradicinina. Absorvido rapidamente pela via oral, atinge pico de concentração plasmática em uma ou duas horas. A taxa de ligação às proteínas plasmática é alta (99 %) e se conjuga com o ácido glicurônico no fígado. Tal conjugado é eliminado na urina e sua ação analgésica é central e atravessa a barreira hematoencefálica. III- Os AINEs não seletivos da ciclo-oxigenase (COX) inibem a produção de protaglandinas na mucosa gastrointestinal, podendo causar úlcera gástrica e sangramento digestivo. Esses AINEs reduzem a produção plaquetária de tromboxana, devido ao bloqueio da COX-1, e previnem a trombose arterial. IV- Os AINEs seletivos para a COX-2 são designados de COXIBEs e exercem importantes efeitos cardiovasculares adversos, que incluem aumento do risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e hipertensão arterial. V- O início da ação do ibuprofeno ocorre em aproximadamente 15 a 30 minutos após sua administração. A taxa de ligação proteica é baixa (1 %) e a concentração plasmática máxima é atingida em 1,2 a 2,1 horas, tendo duração de 4 a 6 horas, com meia-vida de eliminação de 1,8 a 2 horas. A biotransformação é hepática e a excreção praticamente se completa em 24 horas, após a última dose, sendo menos de 1% excretado na forma inalterada.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D