Questões de Concurso Público Prefeitura de São José de Piranhas - PB 2016 para Odontólogo – ESF

Foram encontradas 40 questões

Q759714 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Coloque (V) ou (F), conforme sejam verdadeiras ou falsas as proposições sobre a pontuação do texto. ( ) Os dois pontos nas duas situações do texto (linhas 6 e 9) foram usados pelo mesmo motivo. ( ) Em “a economista Liz Pontes Moreira, 45 anos,” (linha 3) a expressão destacada está entre vírgulas porque é um aposto, já que apresenta uma informação sobre a economista, sem uso de conectivo ou verbo. ( ) Empregou-se vírgula antes sem que (linha 5) para separar a oração subordinada adverbial da oração principal. ( ) A oração “Ao ligar para a firma,” (linhas 8 e 9) está separada por vírgula porque é reduzida e subordinada adverbial deslocada de seu lugar habitual, no final do período. ( ) As aspas em: “Enviamos uma parte do lixo da senhora para o ‘lixão’”, (linha 9 e 10) delimitam a fala do gerente. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
Alternativas
Q759885 Português
Nos enunciados a seguir, os acentos indicativos de crase foram retirados propositalmente em função da questão. Leia-os: I - No dia a dia da vida esquecemos dos nossos sonhos. II - Visitei a escola do meu filho e encontrei vários problemas de infraestrutura. III - A proporção que se aproximava o dia da entrega do prêmio, mais ansiosos ficavam os atores. IV- Sua objeção a contratação do novo funcionário restringia-se as exigências salariais do candidato. Podemos deduzir que,
Alternativas
Q760507 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


A partir da leitura do texto “Conto de fadas para Mulheres Modernas”, analise as proposições e coloque (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) O texto proporciona uma reflexão, por meio de um discurso personalizado, conferindo ao tema um certo juízo de valor. ( ) O conto poderia ter como desfecho: Aprincesa terminaria com o príncipe e “viveriam felizes para sempre.” ( ) A escolha lexical pode fornecer pistas e levar-nos a afirmar que o discurso do príncipe pertence ao passado tal como os contos tradicionais, já o da princesa é contemporâneo. ( ) O autor, de uma forma coloquial, retrata com muito humor a vida da mulher contemporânea que ao descobrir seus potenciais latentes teria se rebelado e resolvido mostrar todo o seu potencial, elevando sua autoestima e autoconfiança aos mais altos níveis. ( ) Os adjetivos usados para definir a princesa não condizem com a atitude que ela toma no fim do conto. A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q760508 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições: I - As atitudes da princesa NÃO justificam o título do texto, uma vez que reproduzem o pensamento e o comportamento das mulheres modernas, que não sonham mais com “príncipes encantados”. II - O texto confere originalidade e um modo de sentir e pensar próprios, usando um nível de linguagem simples e acessível. III - A expressão “Era uma vez” no primeiro parágrafo funciona como encadeador discursivo, demarcando uma situação temporal, ao tempo em que introduz um enunciado e determina-lhe a orientação argumentativa. IV- O uso do termo “nem morta!” é próprio da oralidade e poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido, por “jamais”. Estão CORRETAS, apenas.
Alternativas
Q760509 Português

Leia o texto a seguir, para responder à questão.


Analise as proposições sobre o texto: I - Em: “Linda princesa” (linha 4) temos um vocativo em que se evidencia uma relação semântica de espanto. II - As expressões “um encanto” (linha 4) e “o meu jantar” (linha 6) funcionam sintaticamente como objeto direto. III - O termo “Mas” (linha 4) é uma expressão adversativa que contraria uma ideia anterior. IV- O pronome “seu” (linha 3) tem como referente “O colo do príncipe”. V- Em: “viveríamos felizes para sempre…” (linha 7) o sujeito sintático é classificado como indeterminado. Está(ão) CORRETA(S), apenas:
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: B
5: C