Questões de Concurso Público Prefeitura de Pirapora - MG 2024 para Técnico em Informática

Foram encontradas 2 questões

Q3410999 Arquitetura de Computadores

Latência de memória refere-se ao tempo que a memória RAM leva para acessar e recuperar dados. Em outras palavras, é o intervalo entre o momento em que a CPU solicita informações armazenadas na memória RAM e quando a RAM realmente entrega essas informações à CPU. Sobre o tema latência, avalie as proposições a seguir:


I - Existem diferentes tipos de latências, sendo as mais comuns a CAS Latency (CL), a RAS to CAS Delay (tRCD), a Row Precharge Time (tRP) e a Active to Precharge Delay (tRAS). Esses valores são combinados para formar a latência total da memória.


II - Memórias RAM com latências mais altas são mais rápidas, pois permitem que a CPU acesse e recupere dados mais rapidamente. Isso se traduz em um sistema mais responsivo e melhor desempenho em jogos e aplicações.


III - A latência é medida em nanossegundos (ns) e também é expressa em termos de ciclos de clock (CL).


As afirmativas CORRETAS são: 

Alternativas
Q3411000 Arquitetura de Computadores

A unidade central de processamento (CPU) é o principal componente que processa os sinais e torna a computação possível. Ela atua como o cérebro de qualquer dispositivo de computação. Sobre os principais componentes de uma CPU avalie as proposições a seguir:


I - Gerencia o processamento de instruções e coordena o fluxo de dados dentro da CPU e entre outros componentes do computador.


II - São pequenos locais de armazenamento de memória de alta velocidade dentro da CPU. Eles mantêm os dados nos quais a CPU está trabalhando no momento e facilitam o acesso rápido aos dados.


III - Realiza operações aritméticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas (AND, OR e NOT) nos dados.


IV - Esses componentes lidam com tarefas relacionadas ao armazenamento, como o gerenciamento da interação entre a CPU e a RAM. A unidade também lida com o cache, uma unidade de armazenamento pequena e rápida que está localizada dentro da CPU.


V - A CPU depende de um sinal para sincronizar suas operações internas. É gerado um pulso constante em uma frequência específica e esses ciclos coordenam as operações da CPU. A velocidade é medida em hertz (Hz) e determina quantas instruções a CPU pode executar por segundo.


Assinale a sequência CORRETA dos nomes dos componentes apresentados de I a V: 

Alternativas
Respostas
1: D
2: B