Questões de Concurso Público Prefeitura de Pirapora - MG 2024 para Professor - Bilíngue - Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais/Libras
Foram encontradas 30 questões
A obra intitulada Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: a Libras em suas mãos (Capovilla et al., 2021) é uma edição atualizada e ampliada do Novo Deit-Libras (2015). Ela registra mais de 13 mil sinais de Libras e traz verbetes correspondentes ao sinal em português e inglês, a definição do significado do sinal e dos verbetes, ilustrações e a descrição detalhada da forma do sinal, além de exemplos ilustrativos do uso funcional apropriado do verbete em frases e a especificação do escopo de validade geográfica em relação aos estados brasileiros. O Dicionário contém, ainda, a escrita visual direta do sinal em SignWriting. Para responder a esta questão, analise a escrita em SignWriting a seguir.

Fonte: CAPOVILLA, Fernando C; RAPHAEL, Walkiria D. Cartilha de Libras em medicina e saúde. 1. ed. Brasília, DF: Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, 2022.
Assinale a alternativa que apresenta o sinal que correspondente ao significado da escrita.
Essa orientação correspondente à etapa avançada
I. O ato de pensar traz demandas complexas à vida das pessoas. II. A capacidade de raciocinar é sempre facilitadora e libertadora. III. O cotidiano das pessoas é livre de preocupações e obrigações. IV. A questão financeira é uma preocupação na vida das pessoas. V. O ato de pensar pode ser o causador de angústia e sofrimento.
Estão CORRETAS as alternativas
“Mas Vandirene mudou. Empregou o dinheiro. Mudou de bairro. Comprou casa. Passou a vestir bem, a comer bem, a cuidar onde põe o pronome. Subiu de classe. Contratou babás e entrou na Pontifícia Universidade Católica.”
Analise as afirmativas, tendo em vista a estrutura morfossintática do trecho.
I. O termo “mas” insere na passagem uma ideia de explicação. II. A passagem é constituída de períodos simples e compostos. III. O último período é composto por duas orações coordenadas. IV. O paralelismo sintático foi usado na construção da passagem. V. O primeiro período foi formado por quatro orações assindéticas.
Estão CORRETAS as alternativas
I. O verbo “derreter” foi empregado em linguagem denotativa. II. O adjetivo “derretida” foi empresário em linguagem conotativa. III. O pronome “ela” faz referência a um substantivo não expresso. 4. A linguagem não verbal traz um conteúdo semântico essencial. V. O termo “derretida” comprova o uso da linguagem coloquial.
ESTÃO CORRETAS como alternativas
I. Na fala do primeiro quadro, a forma verbal “comportar” foi usada no sentido de “comportar-se bem”.
II. Na fala do segundo quadro, a forma verbal “comporto”, em relação à fala do primeiro, foi usada no sentido de “comportar-se bem”.
III. Na fala do segundo quadro, a forma verbal “comporto”, em relação à terceira fala, foi usada no sentido de “comportar-se sempre de uma forma diferente”.
IV. A interrogação “‘Sempre?’”, no segundo quadro, indica a solicitação de retificação da afirmação feita nesse quadro.
V. As expressões “Às vezes bem... Às vezes mal...” são consequências da questão posta no segundo quadro.
Estão CORRETAS as alternativas
I. O advérbio “sempre” constitui um operador argumentativo na fala do personagem no segundo quadro.
II. As expressões “Às vezes bem... Às vezes mal...” acrescentam conteúdo semântico ao verbo “comporto” usado na fala do segundo quadro.
III. Os termos “sempre” e “às vezes”, usados no terceiro quadro, expressam circunstâncias de tempo.
IV. Os termos “bem” e “mal” usados no terceiro quadro se relacionam ao verbo “comporto”, presente no segundo quadro.
V. O uso do sinal indicativo de crase no termo “Às vezes” é facultativo por se tratar de uma expressão adverbial feminina.
Estão CORRETAS as alternativas


