Questões de Concurso Público Prefeitura de São João da Ponte - MG 2021 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 25 questões

Q1864279 Engenharia Agronômica (Agronomia)

As hortaliças folhosas têm um acréscimo de consumo durante o verão. Porém, com o aumento das temperaturas médias e valores de precipitação, ocorrem condições mais favoráveis para o surgimento de doenças. No mês de janeiro, um engenheiro agrônomo foi chamado para realizar um diagnóstico em uma propriedade que cultiva alface (Lactuca sativa) e ele identificou os seguintes sintomas numa lavoura:


“Plantas com manchas necróticas isoladas nos centros ou bordos do limbo foliar, podendo também atingir extensas áreas da nervura central. No início, as lesões apresentam encharcamento e coloração escura, passando, depois, à cor parda e preta, com a seca dos tecidos. Além disso, por sua experiência, o profissional sabe que esses sintomas não são causados por vírus. É de conhecimento, também, que, na região sudeste do Brasil, nas épocas chuvosas, em pouco tempo as plantas murcham e apodrecem. Para melhor controle dessa doença, recomenda-se rotação de culturas e utilizar plantas sadias.”


Fonte: KIMATI, H. Manual de fitopatologia. v. 2. 4. ed. São Paulo:

Agronômica Ceres, 2011. 2v. (Ceres; IV).




De acordo com os sintomas descritos, qual doença está atacando essa lavoura? 

Alternativas
Q1864280 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre a cultura da banana, assinale V para afirmativas verdadeiras, e F para afirmativas falsas.



( ) A cultura da banana é originária de clima tropical úmido, e tem boa amplitude de temperatura para desenvolvimento, variando entre 10°C e 40°C.


( ) As características de clima e solo não precisam ser levadas em consideração na escolha de um cultivar para implantação de uma lavoura.


( ) A propagação da bananeira pode ser feita vegetativamente, através do seu rizoma brotado ou não brotado.


( ) A lurdinha é uma ferramenta que pode ser usada para o desbaste.


( ) A eliminação do “coração” no cacho da bananeira tem como objetivo reduzir a incidências de doenças como sigatoka-negra e mal-do-panamá.



Qual a sequência CORRETA das afirmativas, considerando-as de cima para baixo?

Alternativas
Q1864281 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A composição estrutural do solo é resultado de diversas características que ditam a capacidade de retenção de água, aeração, compactação, entre outros. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1864282 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Solos do cerrado são pobres no mineral fósforo (P). Sobre esse mineral e outras características do solo, analise as afirmativas a seguir e considere as suas respectivas numerações.



1. Fósforo é um elemento de baixa mobilidade no solo.


2. A matéria orgânica aumenta a CTC do solo que pode reter o fósforo e disponibilizar esse nutriente mais facilmente para as plantas.


4. Diferentes fontes de fósforo na adubação possibilitam diferentes velocidades de disponibilização desse mineral para as plantas.


8. Em solos de pH ácido, o P tende a ficar adsorvido nos coloides do solo.


16. A difusão é a principal maneira de absorção desses nutrientes pelas raízes e, para isso, o mineral tem que se transformar da fase sólida para a fase líquida no solo.




Assinale a alternativa que corresponde à soma das afirmativas verdadeiras:

Alternativas
Q1864283 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Um dos principais fatores que garante o sucesso na produção de frutas é a qualidade das mudas utilizadas na implantação de um pomar. A produção de mudas de qualidade depende de cuidados que vão desde as instalações até a obtenção do material adequado e a execução correta das práticas recomendadas para cada espécie.



Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: E
5: B