Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco - MG 2020 para Médico PSF

Foram encontradas 9 questões

Q1325939 Medicina
Hamilton, 46 anos, branco, com sobrepeso, procura o serviço de atenção primária por ter acordado pela manhã com intensa dor no joelho direito, a ponto de não conseguir flexioná-lo ou apoiar o membro inferior no chão. Ao ser questionado sobre comorbidades, relata ser hipertenso, em uso irregular de medicamentos, e dislipidêmico (hipertrigliceridemia) sem tratamento. Afirma não ter apresentado episódios prévios semelhantes. Ao realizar exame, verificam-se temperatura axilar de 37,5°C, frequência cardíaca de 101 bpm e pressão arterial de 160/100 mmHg. Não há particularidades no aparelho cardiovascular, no respiratório e no exame físico do abdome. A partir do exame osteoarticular, constata-se hipersensibilidade ao toque e à mobilização do joelho direito, associada a edema, hiperemia e elevação da temperatura local. Para investigação complementar, realiza-se exame raios X do joelho direito, o qual evidencia edema de partes moles, sem alterações na articulação. No hemograma, verificam-se 13.000 leucócitos (sem desvio), creatinina de 1,2 mg/dL e ácido úrico de 7,9 mg/dL. Efetua-se punção articular do joelho direito e o material, turvo, não viscoso e não purulento, é enviado para análise laboratorial.
Ao se propor o cuidado integral para Hamilton, inicialmente, deve-se prescrever_________________; posteriormente, para controle do ácido úrico,___________________; para controle dos níveis pressóricos______________________ e, para tratamento da dislipidemia, __________________.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam adequadamente as lacunas acima.
Alternativas
Q1325941 Medicina
Alberto, 34 anos, pardo, procurou atendimento médico referindo áreas hipoestésicas nos membros superiores e inferiores. Ao exame físico, foram encontradas máculas de limites imprecisos e contornos irregulares no membro inferior esquerdo, placas infiltradas eritematosas nos membros superiores e inferiores e ausência de espessamento neural. Nessa ocasião, a baciloscopia dos pontos índices revelou positividade de 3+/6+ e a biópsia, dermatite nodular com predomínio histiocitário. O diagnóstico foi de hanseníase multibacilar (MB). Poliquimiterapia (PQT) MB foi instituída. Na décima primeira dose, paciente apresentou quadro de febre e queda do estado geral, associados a bolhas e nódulos nos membros superiores, inferiores, face, tronco, úlceras dolorosas pelo corpo, adenite, orquite e uveíte. As imagens do paciente estão a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com o contexto clínico de Alberto, o diagnóstico e o tratamento mais adequado é:

Alternativas
Q1325942 Medicina
Francisco, 42 anos, procura cuidados da APS, relatando que subitamente apresentou mal-estar e palpitações que culminaram em síncope de provável etiologia cardiogênica. Foi realizado um ECG, conforme imagem a seguir:
Imagem associada para resolução da questão

De acordo com a demanda e o ECG de Francisco, o tratamento mais adequado é:
Alternativas
Q1325943 Medicina
Catarina, 47 anos, procura cuidados primários com história de uma cefaleia recorrente fronto-orbital direita iniciada há mais ou menos 20 anos. Os ataques demoravam menos de 20 minutos e ocorriam três vezes ao dia. A dor era forte, pulsátil, em pontadas ou em ardume, associada a náuseas, fobias sensoriais, semiptose e edema palpebrais, lacrimejamento e congestão nasal. Quando procurou os cuidados primários, estava sofrendo crises quase diárias há duas semanas. Nega comorbidades, febre ou qualquer outro sintoma. Ao exame físico, estava lúcida, orientada, exame clínico neurológico sem alterações, pressão arterial = 120x80 mmHg, frequência cardíaca 95 bpm e temperatura axilar = 36ºC. Foi submetida ao exame de fundo de olho, não sendo observadas alterações.
Qual a melhor terapêutica para a cefaleia da Catarina:
Alternativas
Q1325944 Medicina
Joaquina, 67 anos, aposentada, divorciada, com 3 filhos adultos e uma criança adotada, vem a consulta com seu médico de família e comunidade. Ela é hipertensa há 10 anos, tratada com captopril e indapamida. Diabética há 5 anos, em uso regular de metformina e glicazida. É fumante e encontra-se contemplativa para participar do grupo antitabaco. Parou de fazer caminhadas devido a fortes dores articulares nos dois joelhos, que pioraram após ganho de peso nos últimos anos. O médico muda captopril por enalapril devido à comodidade de doses e mantém os antidiabéticos. Encaminha Joaquina para o nutricionista do NASF com referência e orienta iniciar aulas de hidroginástica para controle das dores dos joelhos, além de prescrever acetaminofeno. Orienta que a paciente retorne com a contrarrreferência, para que possa ser dado o seguimento adequado. O atributo-chave da atenção primária à saúde que contempla o caso descrito é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: C
5: E