Questões de Concurso Público Prefeitura de São Francisco - MG 2020 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q1326615 Fonoaudiologia

Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.

O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?

I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.

II - Praticar concorrência desleal.

III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.

IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.

V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.

Alternativas
Q1326616 Fonoaudiologia
A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:
Alternativas
Q1326617 Fonoaudiologia

A audição é o primeiro dos sentidos a apresentar perdas funcionais detectadas objetivamente. Embora a perda auditiva instale-se de maneira lenta, seu impacto na vida do indivíduo idoso é considerável, já que nessa época o somatório de problemas de saúde confere novas dimensões às perdas auditivas. Considerando essas informações, avalie as assertivas a seguir.


I - A diminuição da audição nos idosos deve-se a fatores tóxicos, metabólicos, mecânicos, neurais, vasculares, ambientais. Tanto a transmissão do material sonoro até o órgão sensorial quanto sua percepção e decodificação encontram-se comprometidas com o passar do tempo.

II - A acuidade auditiva declina mais em homens do que em mulheres, predominando as perdas nas frequências agudas, gerando um leve declínio da inteligibilidade de fala em ambientes com condições sonoras ideais.

III - O zumbido é queixa frequente entre idosos, ou seja, de 3% na segunda década de vida e de 10% na sexta. Sendo que sons altos e vozes de grande intensidade são pouco tolerados.

IV - O nível sonoro expresso em decibéis é percebido como pressão no aparelho auditivo. Acima de 100 decibéis, nossos ouvidos começam a estar em situação de risco. Aos 120 decibéis, encontram-se em perigo e, aos 150 decibéis, reagem com dor.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q1326618 Fonoaudiologia
Uma criança de 5 anos e 6 meses, do sexo feminino, que faz uso de mamadeira e se alimenta preferencialmente de comidas mais macias, apresenta alteração nas funções estomatognáticas. Durante avaliação fonoaudiológica, pôdese observar hipotonia muscular, alteração de postura na musculatura orofacial e mordida aberta anterior. Em relação ao caso, o provável diagnóstico é
Alternativas
Q1326619 Fonoaudiologia
Pedro Henrique tem 13 anos e mudou-se com sua família para Brasília há um ano, em busca de tratamento cirúrgico para fissura pós-forame incisivo incompleta, visto que, em sua cidade, não havia recursos para tratá-lo. Recentemente, Pedro realizou correção cirúrgica e foi encaminhado pela equipe de cirurgia plástica ao ambulatório de fonoaudiologia. Na avaliação fonoaudiológica de Pedro, foi observada presença de fricativa posterior e de plosiva faríngea, caracterizando uma articulação compensatória. É interessante observar que Pedro, até os 12 anos, não fez nenhum tipo de tratamento cirúrgico ou de reabilitação para sua malformação, porque nasceu em uma cidade pequena e sem recursos. De acordo com esse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que não foi garantido a Pedro é o da
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: E
5: D