Questões de Concurso Público UFF 2023 para Tecnólogo/Formação: Comunicação Social
Foram encontradas 9 questões
Ano: 2023
Banca:
COSEAC
Órgão:
UFF
Prova:
COSEAC - 2023 - UFF - Tecnólogo/Formação: Comunicação Social |
Q2158775
Comunicação Social
Leia o texto a seguir:
A anatomia narrativa do webjornalismo 2.0 tem como cabeça a interação e como ação sistêmica desafiadora a gestão dessa interação, trazendo para o campo uma radical transformação na forma de se fazer jornalismo. Tal mudança ocorre em decorrência das possibilidades de envio e recebimento de conteúdos inéditos e exclusivos, antes impensados por condições técnicas, como a impossibilidade de estar no local do acontecimento noticiado a todo momento.
(REIS, 2021, p. 6)
Tendo como ponto de partida o que é afirmado acima, o principal desafio contemporâneo da atividade jornalística na web, no que se refere ao público que consome, produz, comenta e critica os conteúdos postados em sites e portais informativos, é:
A anatomia narrativa do webjornalismo 2.0 tem como cabeça a interação e como ação sistêmica desafiadora a gestão dessa interação, trazendo para o campo uma radical transformação na forma de se fazer jornalismo. Tal mudança ocorre em decorrência das possibilidades de envio e recebimento de conteúdos inéditos e exclusivos, antes impensados por condições técnicas, como a impossibilidade de estar no local do acontecimento noticiado a todo momento.
(REIS, 2021, p. 6)
Tendo como ponto de partida o que é afirmado acima, o principal desafio contemporâneo da atividade jornalística na web, no que se refere ao público que consome, produz, comenta e critica os conteúdos postados em sites e portais informativos, é:
Ano: 2023
Banca:
COSEAC
Órgão:
UFF
Prova:
COSEAC - 2023 - UFF - Tecnólogo/Formação: Comunicação Social |
Q2158778
Comunicação Social
Observe:
Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2018 @ 13:10 Nativa FM faz transmissão local direto de estúdio em shopping de Araraquara Araraquara – Rádio segue com a ação, inicialmente, até o dia 18 de março A Nativa FM 91.9 de Araraquara está transmitindo sua programação direto de um estúdio montado no shopping Jaraguá. A ação conta com apoio do comércio local e, segundo a direção da emissora, tem o objetivo de aproximar a rádio dos ouvintes e deve ficar, inicialmente, até o dia 18. De acordo com o diretor da emissora, Renê Bacaycoa, a emissora teve uma autorização da rede para estender o horário local aos sábados para esta ação. No domingo, o horário é das 15h às 22h com programação direto do estúdio no shopping.
Estúdio da Nativa FM no shopping Jaraguá
Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/ 19130-nativa-fm faz-transmissao-local-direto-de-estudio-em-shopping-de-araraquara. Acesso em: 20 jan. 2023.
Ações das emissoras de rádio, como a do exemplo acima, demonstram uma vitalidade do meio e dão relevância para uma área específica profissional nas emissoras elencadas abaixo com sua principal característica:
Quarta-Feira, 28 de Fevereiro de 2018 @ 13:10 Nativa FM faz transmissão local direto de estúdio em shopping de Araraquara Araraquara – Rádio segue com a ação, inicialmente, até o dia 18 de março A Nativa FM 91.9 de Araraquara está transmitindo sua programação direto de um estúdio montado no shopping Jaraguá. A ação conta com apoio do comércio local e, segundo a direção da emissora, tem o objetivo de aproximar a rádio dos ouvintes e deve ficar, inicialmente, até o dia 18. De acordo com o diretor da emissora, Renê Bacaycoa, a emissora teve uma autorização da rede para estender o horário local aos sábados para esta ação. No domingo, o horário é das 15h às 22h com programação direto do estúdio no shopping.
Estúdio da Nativa FM no shopping Jaraguá
Disponível em: https://tudoradio.com/noticias/ver/ 19130-nativa-fm faz-transmissao-local-direto-de-estudio-em-shopping-de-araraquara. Acesso em: 20 jan. 2023.
Ações das emissoras de rádio, como a do exemplo acima, demonstram uma vitalidade do meio e dão relevância para uma área específica profissional nas emissoras elencadas abaixo com sua principal característica:
Ano: 2023
Banca:
COSEAC
Órgão:
UFF
Prova:
COSEAC - 2023 - UFF - Tecnólogo/Formação: Comunicação Social |
Q2158779
Comunicação Social
Criador de um programa pioneiro na Rádio
Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o
pernambucano Ademar Casé oferecerá um
espaço publicitário a Albino, dono da padaria
Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não
despertara um naco do entusiasmo lusitano.
Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de
um anúncio especialmente criado para o negócio,
assinaria um contrato de publicidade. O
encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O
produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta
Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me
traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan. 2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan. 2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:
Ano: 2023
Banca:
COSEAC
Órgão:
UFF
Prova:
COSEAC - 2023 - UFF - Tecnólogo/Formação: Comunicação Social |
Q2158785
Comunicação Social
“A linguagem audiovisual tem uma gramática
própria, que se renova com a introdução de novos
aparatos técnicos. Ela é construída a partir da
combinação de som, imagem e palavras. Esses
elementos, com a interferência de outros específicos do
meio, criam mensagens para transmitir informações,
opiniões, ideias, sensações e sentimentos que vão
influenciar seus espectadores na constituição de
sentidos e significados.”
(D´ANGELO, 2015)
A respeito do conceito de “enquadramento”, próprio da narrativa audiovisual, a definição correta é:
(D´ANGELO, 2015)
A respeito do conceito de “enquadramento”, próprio da narrativa audiovisual, a definição correta é:
Ano: 2023
Banca:
COSEAC
Órgão:
UFF
Prova:
COSEAC - 2023 - UFF - Tecnólogo/Formação: Comunicação Social |
Q2158786
Comunicação Social
“O cinema interativo ainda é considerado um
desafio para o campo científico, que encontra
barreiras tecnológicas para desenvolver essa
modalidade audiovisual. Simultaneamente, o
receptor contemporâneo, agora participativo,
exige interatividade nos processos aos quais é
envolvido, deixando de apresentar,
gradativamente, o tradicional comportamento
passivo e a leitura linear. Corroborando com esse
cenário, o desenvolvimento da TV digital encontra,
atualmente, uma carência de conteúdo que atenda
às características diferenciadas e contemple a
interatividade.”
(Renó. 2007)
Em estudo publicado em 2007, o pesquisador Denis Porto Renó elaborou um estudo científico em que 100% dos entrevistados que responderam a ele entenderam ter vivenciado uma experiência de cinema interativo após seguir o que foi proposto na pesquisa. Reunindo a fortuna crítica sobre interatividade e interação midiática e a referência bibliográfica “Narrativa audiovisual: uma possibilidade de interatividade na Internet” que experimento foi entendido como cinema interativo na Internet no referido estudo:
(Renó. 2007)
Em estudo publicado em 2007, o pesquisador Denis Porto Renó elaborou um estudo científico em que 100% dos entrevistados que responderam a ele entenderam ter vivenciado uma experiência de cinema interativo após seguir o que foi proposto na pesquisa. Reunindo a fortuna crítica sobre interatividade e interação midiática e a referência bibliográfica “Narrativa audiovisual: uma possibilidade de interatividade na Internet” que experimento foi entendido como cinema interativo na Internet no referido estudo: