Questões de Concurso Público UEL 2024 para Conhecimentos Gerais

Foram encontradas 6 questões

Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903286 História

A figura a seguir é uma das representações da Cabanagem (1835-1840), a mais sangrenta revolta ocorrida na Província do Grão-Pará.


                                                    Imagem associada para resolução da questão

                                                                                   https://l1nq.com/kQFqe



Com base na figura e nos conhecimentos sobre o movimento da Cabanagem, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903288 História
O golpe que depôs o Presidente João Goulart em 31 de março de 1964 completou 60 anos. O Brasil, contudo, não foi o único país latino-americano a sofrer uma ruptura democrática naquela conjuntura. Entre as décadas de 1960 e 70, movimentos militares ou civil-militares derrubaram governos e instauraram regimes autoritários em vários outros países, conformando um verdadeiro ciclo de intervenções armadas. A impressionante regularidade desses episódios revela fenômenos que ultrapassavam as fronteiras nacionais atingindo toda a região, mesmo que houvesse, é claro, particularidades de caso a caso. 

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos conhecimentos de História Contemporânea da América nas décadas de 1960 e 70, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Os regimes autoritários da América Latina tinham em comum a proximidade ideológica com a União Soviética e o bloco socialista.

( ) Os golpes de Estado ocorridos na América Latina se relacionavam à Guerra Fria e seus desdobramentos no continente.

(  ) Os regimes autoritários da América Latina defendiam a bandeira do anticomunismo.

(  ) Os golpes de Estado ocorridos na América Latina permitiram a redemocratização de vários países que viviam sob ditaduras.

(  ) Os regimes autoritários da América Latina adotavam as chamadas Doutrinas de Segurança Nacional.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903295 História
As guerras fazem parte da história da humanidade e ocorrem com certa regularidade nas mais diversas partes do mundo e, em geral, associam-se a conflitos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões. No dia 7 de outubro de 2023, o grupo palestino Hamas entrou em Israel, assassinou ao menos 1.200 pessoas e levou cerca de 240 reféns para a Faixa de Gaza, dando início a mais uma guerra. Em resposta, Israel atuou com retaliações e, até maio de 2024, o número de mortos já ultrapassava 35 mil. A figura a seguir apresenta a expansão do território de Israel.

                                                        Imagem associada para resolução da questão
                                                                   Adaptado de: https://aovivo.folha.uol.com.br

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o conflito entre Hamas e Israel, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(  ) Atualmente, a Faixa de Gaza é um pequeno território palestino situado no Oriente Médio, que é governada pelo Hamas desde 2007, possui clima árido e semiárido e é banhada pelo mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com Israel e com o Egito.

(  ) O conflito palestino-israelense está relacionado com a luta de ambos os povos pela ocupação do território e iniciou-se com a partilha realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1947, entre árabes e judeus, mas recusada pelos primeiros.

(  ) A Guerra dos Seis Dias, iniciada por Israel em resposta à ameaça de invasão de países árabes vizinhos, teve como resultado a vitória israelense, o deslocamento forçado de palestinos e a criação de assentamentos judaicos em território palestino.

(  ) O Estado Palestino foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, pois possui território delimitado, população permanente, seu próprio governo e a capacidade de participar de acordos internacionais com outros Estados.

(  ) O Hamas possui apoio de diversos países árabes, como Egito, Líbano e Marrocos, que enviam material bélico e apoiam do ponto de vista financeiro e diplomático o grupo palestino na Faixa de Gaza.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903305 História

Leia o texto a seguir e responda à questão.


Um homem, um lobo, uma cabra e um repolho têm que atravessar um rio em um pequeno barco. No barco, o homem só pode levar ou o lobo, ou a cabra, ou o repolho, e ele não pode deixar, do lado do rio, o lobo sozinho com a cabra, nem a cabra sozinha com o repolho. Como fazer esta travessia?

Alcuino, Proposições para Instruir os Jovens in WELLS. D. Jogos e Matemática: NYC: Cambridge Press, 2012, p. 3


Alcuíno, autor do texto, foi um matemático, filósofo, poeta e bispo de York que se estabeleceu em Aachen, no Império Carolíngio. 

Com base nos conhecimentos sobre o Império Carolíngio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903318 História

Analise a imagem e leia o texto a seguir.



                                                              Imagem associada para resolução da questão


“O mais alto nível de vida do mundo- Não há outro estilo melhor que o estilo americano”.

www.todamateria.com.br



Entre 1923 e 1929, a produção de automóveis nos EUA aumentou 33% ao ano. A produção de petróleo, aço, borracha e a construção de estradas foi consequentemente incrementada. De 1925 a 1929, o número de indústrias subiu de 183.900 para 206.700; o valor da produção dessas empresas elevou-se de 60,8 para 68 bilhões de dólares. O faturamento do comércio americano havia disparado de 236 milhões, em 1923, para 1,25 bilhão de dólares seis anos mais tarde. No mercado acionário, o índice das cotações passou de 100, em 1926, para 216, em setembro de 1929. Este cenário se transformou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, a qual deu início a uma profunda e duradoura crise econômica. O padrão de vida americano, até então objeto de propaganda, deu lugar à crescente pobreza em todo o país, como retrata a foto de pessoas esperando na fila da distribuição de pão em Kentucky no ano de 1937.


Adaptado de: ROSSINI, Gabriel Almeida Antunes. Crise de 1929. In: ABREU, Alzira et al. (org). Dicionário Histórico Bibliográfico Brasileiro CPDOC - FGV. 1 ed. Rio de Janeiro: FGV - CPDOC, 2013, p. 30.



Com base na imagem, no texto e nos conhecimentos sobre a Crise de 1929 e seus efeitos na economia mundial, considere as afirmativas a seguir.



I. Ao longo dos anos 1920, a oferta de crédito dos bancos norte-americanos aumentou, estimulando a aquisição de bens de consumo duráveis e elevando o endividamento de grande parte da população.



II. Na Europa, os efeitos da crise foram mínimos, e países industrializados como a Alemanha mantiveram seus níveis de emprego e renda, já que suas economias pouco dependiam do que acontecia nos EUA.



III. O chamado American Way of Life, isto é, o modo de vida americano, estimulava o comportamento austero e condenava a ostentação de bens materiais, refletindo a cultura religiosa calvinista da maioria dos protestantes nos EUA.



IV. No Brasil, para diminuir os efeitos da Grande Depressão, o governo Vargas passou a comprar o excedente da produção cafeeira e incinerar os estoques do produto na tentativa de elevar os preços do café no mercado internacional.



Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: COPS-UEL Órgão: UEL Prova: COPS-UEL - 2024 - UEL - Conhecimentos Gerais |
Q3903324 História

Analise as imagens e leia o texto a seguir.


                                                        Imagem associada para resolução da questão

                    El Libro de Ajedrez, Alfonso X, o Sábio.

                        https://antoniogude.com




                                                        Imagem associada para resolução da questão

                     https://handecoshop.weebly.com



A vida de judeus nas terras ibéricas conquistadas pelos islâmicos era relativamente tranquila. Em áreas controladas por muçulmanos, os judeus eram tolerados como dhimmi, um povo do Livro. Foram integrados à economia e receberam permissão de praticar livremente sua religião e faziam negócios com não judeus [...] As similaridades nas artes e nas tradições culinárias demonstram essas interações entre judeus e não judeus. Mas suas vidas comunais mantiveramse em sua maior parte separadas—as leis dietéticas judaicas, ou cashrut, forçavam os judeus a terem seus próprios açougueiros, padeiros e mesmo produtores de vinho. O Shabat semanal significava que mercadores e camponeses judeus abster-se-iam de trabalhar neste dia.


J. Hammerman e S. Hammerman.


Adaptado de: https://pt.khanacademy.org/



Com base nas imagens, no texto e nos conhecimentos sobre a presença muçulmana na Península Ibérica (séculos IX-XVI), considere as afirmativas a seguir.


I. As imagens, como fontes históricas e o texto, uma construção da historiografia, abordam as relações entre cristãos, muçulmanos e judeus em al-Andalus, a Espanha Muçulmana.


II. A denominada Reconquista, ou seja, a expulsão de mouros e de judeus da Península Ibérica no século XV, recebeu esse nome devido à interpretação cristã do episódio.


III. Sob domínio muçulmano, a Península Ibérica desenvolveu-se culturalmente, o que pode ser observado pelas suas construções góticas e pelo canto gregoriano.


IV. A presença islâmico-judaica na região culminou, no século XV, com a Tomada de Ceuta e a consequente escravização dos cristãos.


Assinale a alternativa correta.


Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: B
6: A