Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Técnico de Laboratório - Física

Foram encontradas 2 questões

Q2429150 Português

Museu também é terra indígena


“Atenção: Área indígena”. Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas (MCI), em São Paulo, pretende mostrar que os museus também são espaços a serem ocupados pelos povos originários. Recém-inaugurado, o novo espaço cultural, localizado ao lado do Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista, traz como novidade a participação e o protagonismo dos povos indígenas na gestão do local e na idealização das exposições. Com a curadoria de Tamikuã Txihi, Denilson Baniwa e Sandra Benites, as primeiras mostras levam o visitante a repensar a imagem que tem dos povos originários: o museu abriu com as exposições Invasão Colonial Yvy Opata – A terra vai acabar, de Xadalu Tupã Jekupé e Ygapó: Terra Firme, de Denilson Baniwa. A estreia conta também com a mostra Ocupação Decoloniza-SP Terra Indígena, que tematiza a resistência e a luta pelos direitos indígenas com grafismos Guarani e despertando os olhares decoloniais. O museu é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo e gerido por meio de uma parceria entre a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari e o Instituto Maracá. Conheça: https://museudasculturasindigenas.org.br/.

Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/servico/exposicao/museu-tambem-e-terra-indigena/.

Acesso em: 14 jun. 2023.

Considerando as orientações gramaticais acerca dos principais empregos dos pronomes demonstrativos, dadas as afirmativas,


I. No trecho: “Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas”, o pronome demonstrativo sublinhado foi adequadamente empregado, já que indica algo que vai ser dito mais à frente.

II. Em: “Com este alerta simbólico, uma das intervenções artísticas expostas no novo Museu das Culturas Indígenas”, o pronome “este” deveria ser substituído por “esse”, uma vez que “esse” indica, no texto, algo que já foi dito.

III. O pronome “este”, no contexto referente, foi empregado de acordo com as normas gramaticais: marca um tempo atual, presente, em relação ao momento da fala.

IV. Independentemente do contexto, é facultativo o uso dos pronomes “este” ou “esse”, uma vez que ambos são elementos anafóricos, ou seja, retomam informações já apresentadas.


verifica-se que está/ão correta/s apenas

Alternativas
Q2429151 Português

– Eu estou te achando muito culto, monsieur Binot.

– Estudei no melhor colégio de Paris. O colégio do professor Robert de Sorbon, que, séculos depois, se tornaria a Universidade Sorbonne. O cardeal Richelieu estudou lá.

– Foi seu colega de classe?

– Não, uns anos depois.

– Qual foi a sua primeira impressão de Paris?

– Bem, eu não vim diretamente pra cá. Aqui na França, o que mais me assustou é que ninguém (mas ninguém mesmo!) tomava banho naquela época. Me lembro que quando chegamos a Paris eu fiquei nu e me atirei no Sena. Fui preso, é claro. Meu protetor era importante, entende? Me soltou. O que mais me impressionou mesmo foi a igreja de Notre-Dame, na Île. Quando entrei lá pela primeira vez, eu chorei, pela beleza. E uma cerimônia linda de batismo estava acontecendo. Disse em casa que queria ser batizado lá. E fui. Naquele tempo, não tinha o arco do Triunfo, o Louvre, a torre, naturalmente. Mas tinha o Hôtel de Ville, a igreja de Saint-Germain. [...]


PRATA, Mário. Mário Prata entrevista uns brasileiros. Rio de Janeiro, 2015.


Na última fala do fragmento textual, há situações que marcam uma diferença, com relação à colocação pronominal, entre a norma culta e a linguagem coloquial. Tal diferença se justifica porque

Alternativas
Respostas
1: A
2: E