Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Psicólogo - Clínico

Foram encontradas 6 questões

Q2248230 Psicologia
As Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas/os na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres (2021) destacam a importância do manejo adequado de crises e emergências diante de situações desafiadoras e impactantes, como crises emocionais, risco de suicídio e traumas.
Assinale a alternativa que descreve uma estratégia apropriada para o/a psicólogo/a na atuação em situações de riscos, de emergências e de desastres. 
Alternativas
Q2248234 Psicologia
A promoção de uma cultura de apoio e de respeito no ambiente hospitalar é um aspecto fundamental para o bem-estar dos profissionais de saúde. Dadas as afirmativas sobre as estratégias dessa natureza,
I. Prioridade aos aspectos operacionais, valorizando a eficiência e a produtividade.
II. Manutenção de uma comunicação aberta, transparente e efetiva entre profissionais e a instituição.
III. Oferecimento de suporte emocional e psicológico aos profissionais de saúde.
IV. Promoção de programas que incentivem o autocuidado com foco na responsabilização individual.
verifica-se que está/ão correta/s apenas 
Alternativas
Q2248239 Psicologia
A área dos cuidados paliativos é um campo de cuidado multidisciplinar em saúde que consiste na intervenção da busca do alívio do sofrimento e na melhoria da qualidade de vida de pacientes e familiares que se encontram diante de uma doença que ameaça a vida e não apresenta prognóstico de cura.
Acerca da conduta que os profissionais da saúde devem ter diante do paciente em cuidados paliativos, dadas as afirmativas,
I. Deve-se evitar falar sobre a morte, tanto com a pessoa em cuidados paliativos como com seus familiares.
II. Deve-se usar todos os recursos para retardar a morte do paciente, utilizando-se de todos os instrumentos diagnósticos e terapêuticos possíveis.
III. É importante fazer um screening espiritual para determinar se o paciente precisa de uma avaliação espiritual mais profunda.
IV. A eutanásia é uma situação em que a morte é evento certo, iminente e inevitável, que representa uma possibilidade de dar conforto ao paciente terminal o qual, diante do inevitável, terá uma morte menos dolorosa e mais digna.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2248243 Psicologia
Acerca da atuação da/o psicóloga/o especialista em Psicologia Hospitalar, dadas as afirmativas,
I. Atua em instituições de ensino superior e/ou centros de estudo e de pesquisa, mas não fornece atendimento a alunos e a pesquisadores, mesmo que estes estejam atuando em pesquisa e em assistência.
II. Promove intervenções direcionadas à relação médico/paciente, paciente/família, e paciente/paciente e do paciente em relação ao processo do adoecer.
III. Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível primário da atenção à saúde.
IV. O acompanhamento pode ser dirigido a pacientes em atendimento clínico ou cirúrgico, nas diferentes especialidades médicas.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2248253 Psicologia
A inserção do profissional da psicologia nas equipes multiprofissionais em contexto hospitalar extrapola o cuidado com pacientes e seus familiares, relacionando-se, também, à produção de estratégias de prevenção, de promoção e de cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde.
Acerca da função do profissional de psicologia na promoção de saúde mental dos demais profissionais de saúde, dadas as afirmativas,
I. Considerando-se que uma das funções do trabalho da psicologia nas equipes multiprofissionais é um trabalho de escuta, intervindo nos conflitos e sofrimentos, faz-se necessário, muitas vezes, que este trabalho seja feito por um profissional externo à equipe.
II. Parte do trabalho da psicologia nas equipes multiprofissionais é lidar com a ansiedade gerada nos demais profissionais da equipe de saúde, porque, por vezes, o paciente poderá reagir de forma diversa a por eles esperada, por exemplo, não aderir ao tratamento.
III. Uma das funções do trabalho da psicologia é dimensionar para as equipes de saúde a complexidade da instância emocional e pontuar a forma peculiar de cada sujeito lidar com a doença; entretanto, isso não deve se sistematizar na construção de protocolos, de rotinas e de indicadores.
IV. Para minimizar o estresse no espaço hospitalar, é fundamental que o psicólogo atue no desenvolvimento da comunicação, auxiliando na tomada de decisões e de encaminhamentos frente às dificuldades ou às queixas apresentadas pelos pacientes e/ou familiares, podendo a/o psicóloga/o mediar a relação entre equipe/paciente e equipe/equipe.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: B
5: D