Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)

Foram encontradas 4 questões

Q2245062 Veterinária
Considerando-se o método de Captura, de Esterilização e de Devolução – CED em colônias de felinos ferais, em áreas urbanas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2245071 Veterinária
O manejo populacional de gatos ferais está cada vez mais em evidência, abrangendo pautas de sanidade, de bem-estar animal, de conservação ambiental e de saúde pública.
Dadas as afirmativas sobre conceitos e técnicas de efetivação para um eficaz manejo populacional de gatos em centros urbanos,
I. A maioria dos gatos ferais são oriundos de gatos domésticos que vivem e se reproduzem em vida livre, geralmente com baixa ou ausência de socialização e alta adaptabilidade ambiental.
II. O único método que efetivamente deve ser considerado ético e que apresenta efetividade é o programa de captura, de esterilização e de adoção.
III. Em alguns países, tem-se observado por meio de pesquisas, que o controle de populações pelos programas de captura-vasectomia-histerectomia-devolução pode ser mais eficiente, devido à manutenção do comportamento social e pico hormonal nos animais soltos.
IV. Seja qual for o programa implantado, este tem que ter caráter multidisciplinar, envolvendo estrutura física, educação humanitária, medidas de coibição de abandonos, e eutanásia, em casos de doenças incompatíveis com a vida (criteriosamente avaliadas).
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2245075 Veterinária
A contaminação de ambientes aquáticos é um problema cada vez maior nas cidades, acarretado, em parte, pelo desenvolvimento e pela industrialização. Biomarcadores em peixes têm sido utilizados em programas de monitoramento ambiental para estimar a degradação dos ecossistemas aquáticos e os riscos à saúde humana.
Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. A poluição por metais é a mais preocupante, principalmente nos países altamente industrializados, devido à sua toxicidade, à sua persistência e à sua possível bioacumulação, contribuindo fortemente para a morte de indivíduos dos ecossistemas aquáticos.
II. A hematopoese nos peixes não sofre influência de fatores biológicos e ambientais, uma vez que os peixes são desprovidos de medula óssea e de linfonodos.
III. Sabe-se que alguns metais, como o cobre, acumula-se, principalmente, no fígado dos peixes, em que os seus efeitos biológicos são significativos, mesmo em baixas concentrações, causando diversos distúrbios hepáticos. A principal influência tóxica do cobre está ligada à sua valência para catalisar respostas oxidantes, conduzindo à produção de espécies reativas de oxigênio (ROS).
IV. Concentrações de cobre podem causar alterações hematológicas, bioquímicas e imunológicas em peixes, sendo o CHCM o biomarcador mais adequado.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2245080 Veterinária
A Portaria nº 593 do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, de 30 de junho de 2023, altera a Instrução Normativa nº 6, de 16 de janeiro de 2018, que aprova as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos – PNSE. Acerca dessa Portaria, dadas as determinações,
I. Os testes laboratoriais a serem empregados para o diagnóstico do mormo, assim como sua utilização como teste de triagem ou complementar e sua interpretação serão definidos em atos normativos complementares da Secretaria de Defesa Agropecuária, e em conformidade com o recomendado pela Organização Mundial de Saúde Animal – OMSA.
II. Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se a realização de eutanásia dos casos confirmados de mormo.
III. Os casos confirmados de mormo em um foco registrado anteriormente à entrada em vigor dessa Portaria deverão: passar por avaliação clínica do Serviço Veterinário Oficial, e ser enquadrados de acordo com as definições de caso constantes na ficha técnica disponibilizada pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura e Pecuária.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: E