Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)

Foram encontradas 7 questões

Q2245056 Veterinária
Um médico veterinário deve encaminhar amostras biológicas acondicionadas em frascos plásticos, devidamente identificados, contendo solução tamponada de formaldeído a 10%, com volume de 10 a 20 vezes o tamanho da amostra, para laboratórios de 
Alternativas
Q2245063 Veterinária
Sobre a morfologia e a fisiologia do sistema reprodutor masculino, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2245064 Veterinária
Dados os aspectos anatômicos,
I. Nervos laríngeos recorrentes longos, consequentemente maior exigência energética para o metabolismo da condução do impulso nervoso axonal, especialmente em exercício extremo.
II. Contato direto do nervo laríngeo com o arco aórtico e com os linfonodos traqueobrônquicos.
III. A relação anatômica dos nervos laríngeos recorrentes com a bolsa gutural.
verifica-se que é/são fator/es predisponente/s para a maior ocorrência de hemiplegia laríngea em equinos 
Alternativas
Q2245068 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a anatomofisiologia da circulação porta-hepática,
I. A artéria hepática é originada de um ramo da artéria celíaca, um importante vaso sanguíneo responsável por transportar sangue arterial ao parênquima do fígado.
II. Na grande circulação, reporta-se que as veias hepáticas vão conduzir todo o sangue venoso do trato gastrointestinal até a veia porta-hepática.
III. A veia porta-hepática (VPH) recebe sangue venoso do baço, do pâncreas, do estômago, dos intestinos delgado e grosso. No parênquima do fígado, a VPH se ramifica em pequenos capilares sinusoides, local onde os hepatócitos realizam os seus processos metabólicos de detoxificação do sangue.
IV. No leito vascular dos sinusoides hepáticos, existe uma notável mistura de sangue arterial e venoso, proveniente do fluxo sanguíneo da artéria hepática e da veia porta-hepática.
V. As veias hepáticas vão conduzir todo o sangue metabolizado pelo fígado até a circulação sistêmica na veia cava caudal.
verifica-se que estão corretas 
Alternativas
Q2245069 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a anatomia da região cervical de caninos e felinos domésticos,
I. A traqueia é um órgão com morfologia semelhante a um tubo cartilaginoso, flexível e membranoso, que forma a parte proximal da árvore traqueobrônquica. Ocupa uma posição mediana, exceto em sua parte terminal que fica deslocada para a direita, pelo arco aórtico, e divide-se em porções cervical e torácica.
II. O músculo esternocefálico é um importante flexor da cabeça e do pescoço, origina-se no manúbrio do esterno e tem sua inserção na crista nucal. Observa-se que a veia jugular externa cruza, obliquamente, sua superfície lateral, e a sua porção mais cranial divide-se em duas partes: uma parte mastóidea (ventral) esternomastóidea e uma parte occipital (dorsal) esterno-occiptal.
III. A artéria carótida comum emerge do tronco braquiocefálico, e situa-se entre o esôfago e a traqueia. As artérias carótidas comuns (esquerda e direita) são acompanhadas pelo tronco vagossimpático e veia jugular externa, ambas envolvidas pela bainha carotídea.
IV. A veia jugular interna (VJi) é um vaso sanguíneo de grosso calibre que se origina da região tireoidea, e percorre um trajeto seguindo a artéria carótida comum. Nesse sentido, sabe-se que a VJi funde-se com a veia jugular externa nas proximidades das veias braquiocefálicas na base do pescoço.
V. A glândula tireoide possui uma coloração escura, sendo constituída por dois lobos separados e unidos por um istmo. Essa glândula localiza-se nas proximidades dos últimos anéis traqueais na porção cervical da traqueia.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: D
5: A