Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)

Foram encontradas 2 questões

Q2245079 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a doação de sangue e hemoterapia em caninos,
I. São necessários exames como hemograma, função renal e hepática, testes para doenças infecciosas como Ehrlichiose, Dirofilariose, Lyme (doenças transmitidas por carrapato), Leishmaniose, Brucelose (doença reprodutiva) e exames físicos.
II. Fazer a coleta quando o animal estiver em jejum de 12 h (a lipemia pode aumentar a formação de rouleaux, que é o empilhamento de plaquetas quando proteínas plasmáticas estão aumentadas, complicando o teste de compatibilidade, e também pode causar ativação plaquetária).
III. Cães têm sistema conhecido como DEA (em literatura possuem de 3 (três) a 15 (quinze) tipos sanguíneos), sendo que os únicos sistemas em que seu organismo possui anticorpos naturais são DEA 3, DEA 5 e DEA 7.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2245084 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a transfusão sanguínea em equinos e bovinos,
I. O plasma colhido, separado e armazenado a -18 °C até 12 horas após a colheita, é chamado de plasma fresco congelado. O congelamento protege os fatores de coagulação lábeis V e VIII, e, portanto, o plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, além de todas as proteínas plasmáticas e imunoglobulinas (Ig).
II. A transfusão sanguínea em grandes animais deve ser vista como medida terapêutica emergencial e de efeito limitado e transitório, visto que o tempo de vida das hemácias transfundidas é bastante curto: 2 (dois) a 6 (seis) dias em equinos e 2 (dois) a 3 (três) dias em bovinos.
III. Em equinos, em casos de hemorragia aguda intensa em andamento, um Ht menor que 20% representa um esgotamento de reservas esplênicas de hemácias e indica necessidade de transfusão.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Respostas
1: E
2: B