Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Médico Veterinário - Patrologia Animal (Anatomia Patológica e patologia Clínica)

Foram encontradas 3 questões

Q2245059 Veterinária
Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2011, mostra que muitos municípios no Brasil ainda sofrem por falta de saneamento básico. O esgotamento sanitário é o serviço de saneamento básico com menos cobertura nos municípios do Brasil, sendo que os piores índices estão localizados nas regiões norte e nordeste, segundo dados do próprio IBGE. A falta de saneamento básico, sobretudo, em áreas endêmicas para a ocorrência de zoonoses tropicais é considerada um dos mais importantes fatores de risco para sua dispersão. A proliferação e o desenvolvimento de larvas de insetos da espécie Lutzomia longipalpis, em regiões com carência de saneamento básico e de coleta de resíduos sólidos, corroboram com as pesquisas científicas que consideram o saneamento básico indissociável ao combate das protozoonoses transmitidas por insetos. A zoonose abordada no texto é a 
Alternativas
Q2245065 Veterinária
Considerando-se que 60% dos patógenos humanos são zoonóticos, e que os seres humanos coexistem em um relacionamento complexo e interdependente com os animais de companhia, de produção e de vida livre, faz-se necessária atenção especial aos animais sentinelas da saúde única. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
I. Na saúde única, os animais sentinelas são indivíduos ou populações menos susceptíveis às infecções ou a outras condições do que a espécie-alvo.
II. A concentração territorial de casos de mesotelioma em cães constitui um alerta para a exposição crônica ao amianto, indicando que toda a população coabitante está sob mesmo risco.
III. Nos casos da leishmaniose visceral e da doença de Chagas, deve ser incentivado o uso de cães como animais sentinela, pois não são fontes de infecção ativa no ambiente domiciliar.
IV. A vigilância de aves migratórias é adequada para detectar a circulação de agentes virais, com o objetivo de prever pandemias, como no caso de influenza e da febre do Nilo Oriental.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2245081 Veterinária
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda causada por um vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, que acomete mamíferos, domésticos e silvestres, inclusive o ser humano, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade próxima a 100%.
Ao se considerar que, em uma população estável no município de Maceió-AL, a prevalência e a incidência anual (por 1.000 hab.) da raiva animal são, respectivamente, 15 e 3,75, a duração média (em anos) dessa rabdovirose será de 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A