Questões de Concurso Público MPE-AL 2012 para Contador

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2012 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: MPE-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Contador |
Q861435 Contabilidade Geral

No que diz respeitos aos Princípios de Contabilidade tratados na Resolução nº 750/93 e suas atualizações, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.


1ª coluna

1. Entidade

2. Continuidade

3. Oportunidade

4. Registro pelo Valor Original

5. Competência

6. Prudência


2ª coluna

( ) Determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

( ) Reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

( ) Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

( ) Pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

( ) Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.

( ) Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.


A sequência correta, de cima para baixo, está na opção

Alternativas
Ano: 2012 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: MPE-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Contador |
Q861452 Contabilidade Geral

Dadas as afirmativas a seguir, com base na Resolução CFC nº 1.282/10, a respeito dos Princípios de Contabilidade,


I. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e despesas não sejam superestimados e que passivos e receitas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.

II. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

III. O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.

IV. A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância; por isso, é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a continuidade da informação.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Ano: 2012 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: MPE-AL Prova: COPEVE-UFAL - 2012 - MPE-AL - Contador |
Q861470 Contabilidade Geral

Dadas as situações abaixo,


I. A moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo.

II. Para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido.

III. A atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.


verifica-se que elas são resultantes da adoção do princípio contábil

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B