Questões de Concurso Público MPE-AL 2012 para Biblioteconomista

Foram encontradas 50 questões

Q861485 Biblioteconomia

Edson Nery da Fonseca, no livro Introdução à Biblioteconomia, apresenta aspectos da leitura e divide esta atividade em diferentes tipos, ainda que não autoexcludentes. Considerando os tipos de leitura a seguir,


I. leitura informativa

II. leitura técnica

III. leitura formativa

IV. leitura recreativa


verifica-se que aquele(s) proposto por Fonseca é(são)

Alternativas
Q861486 Biblioteconomia

Analise a descrição abaixo.


Site com conteúdo da área de Biblioteconomia, atualizado semanalmente, em seções com colunas, curiosidades, imagens, relatos de experiências, textos fixos e temporários, informações sobre o mercado e vagas de trabalho, notícias e informações pessoais do mantenedor e disciplinas.


Trata-se do site

Alternativas
Q861487 Biblioteconomia

Dadas as afirmativas seguintes sobre a história da Biblioteconomia e das bibliotecas,


I. A Unesco criou o programa de Controle Bibliográfico Universal, gerenciado pela IFLA, atuando em bases cooperativas, o que significa respeito aos padrões e que cada um dos países cooperados deverá responsabilizar-se por seu controle bibliográfico nacional, por intermédio de uma ou mais entidades designadas.

II. O Brasil, conforme acontece em outros campos, confirma a dependência aos países estrangeiros, principalmente os EUA, ao adotar instrumentos como as AACR2 (Anglo American Cataloguing Rules, 2ª edição) e não ter dispensado em momento algum esforços para a criação de um código de catalogação brasileiro.

III. O primeiro evento no sentido da normalização internacional dos registros bibliográficos foi a Conferência internacional sobre Princípios de Catalogação – os Princípios de Paris realizada em 1961 e que teve como resultado um documento que padronizava as informações contidas na descrição bibliográfica em oito áreas e com uso de pontuação específica.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Q861488 Biblioteconomia
Em seu discurso intitulado “A missão do bibliotecário”, que veio a tornar-se obra homônima, José Ortega y Gasset apresenta a problemática do excesso de livros e da dificuldade das pessoas terem acesso e lerem de fato a imensa quantidade de livros publicado. A solução apontada pelo autor para esta questão é a de que os bibliotecários têm como missão:
Alternativas
Q861489 Biblioteconomia

Analise o trecho a seguir.


“Já há livros em demasia. Mesmo reduzindo bastante o número de temas a que cada homem dedica sua atenção, a quantidade de livros que ele precisa absorver é tão gigantesca que supera os limites de seu tempo e sua capacidade de assimilação [...]. Mas não só de fato existem livros em demasia, como também são produzidos de modo constante e em abundância torrencial. Muitos deles são inúteis ou estúpidos, e sua existência e conservação constituem um lastro a mais para a humanidade, que já anda excessivamente curvada sob o peso de outras cargas [...]. Por outro lado, o bibliotecário do futuro terá que orientar o leitor não especializado na ‘selva selvaggia’ dos livros, e ser o médico, o higienista de suas leituras.”


Trata-se de um trecho da obra:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: D