Questões de Concurso Público UFSC 2026 para Analista de Tecnologia da Informação

Foram encontradas 3 questões

Q4038044 Banco de Dados
Considere as seguintes definições do contexto dos tipos de atributo previstos no modelo EntidadeRelacionamento e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as três definições, considerando sua ordem numérica.

1. Atributo ___________: Pode ser subdividido em outros atributos.
2. Atributo ___________: Pode conter vários valores para uma entidade.
3. Atributo ___________: Valor que pode ser derivado de outros atributos.
Alternativas
Q4038045 Banco de Dados
Considerando o quadro abaixo, contido em um hipotético banco de dados relacional, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


Imagem associada para resolução da questão


I. O comando "SELECT titulo FROM Livro WHERE ano > 1900;" retornaria os valores Vidas Secas, Grande Sertão: Veredas, Capitães da Areia e A Hora da Estrela.
II. O comando "SELECT titulo FROM Livro WHERE autor IN (SELECT autor FROM Livro GROUP BY autor HAVING COUNT(titulo) > 1);" retornaria os valores O Guarani, Iracema, O Primo Basílio e Quincas Borba.
III. O comando "SELECT ano FROM Livro WHERE ano < 1870;" retornaria os valores O Guarani, Iracema e A Moreninha.
IV. O comando "SELECT titulo FROM Livro WHERE autor >= 'A' AND autor < 'I';" retornaria os valores O Cortiço, A Hora da Estrela, O Primo Basílio e Vidas Secas.
Alternativas
Q4038046 Banco de Dados
Considere as seguintes definições de propriedades que caracterizam as transações dos bancos de dados relacionais e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as quatro definições, considerando sua ordem numérica.

1. _____________: A transação deve ser concluída em sua totalidade ou não ocorrer de forma alguma.
2. _____________: A transação deve levar o banco de dados de um estado consistente a outro estado consistente.
3. _____________: As operações de uma transação não devem ser visíveis para outras transações até que estejam completas.
4. _____________: Uma vez que a transação é concluída, suas mudanças persistem, mesmo em caso de falha do sistema.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E