Questões de Concurso Público UFSC 2018 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 2 questões

Q872399 Enfermagem

Um paciente em pós-operatório de cirurgia abdominal relata dor intensa. A técnica de enfermagem já havia administrado a medicação analgésica prescrita, mas o paciente continua com dor. Considerando que a dor é definida pela International Association for the Study of Pain (IASP) como uma “experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou relacionada à lesão real ou potencial dos tecidos”, analise as condutas abaixo e identifique quais podem ser adotadas para aliviar a dor do paciente. Em seguida, assinale a alternativa correta.


I. Solicitar ao paciente para definir a intensidade da dor, utilizando uma escala.

II. Qualificar a dor, solicitando que o paciente descreva o local e o tipo, se ela tem irradiação para alguma outra parte do corpo e se a movimentação no leito a intensifica.

III. Observar a posição do paciente no leito para avaliar se não está interferindo na ocorrência da dor.

IV. Solicitar ao paciente para aguardar o próximo horário da medicação, tendo em vista que só está prescrito um analgésico de oito em oito horas.

Alternativas
Q872411 Enfermagem

Conforme a Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização - SOBECC (2009), as infecções do sítio cirúrgico têm se destacado dentre os demais sítios de infecção devido às altas taxas de mortalidade e morbidade apresentadas e aos relevantes custos atribuídos ao tratamento. Consideram-se também os danos causados ao paciente com o afastamento do convívio familiar, da atividade profissional e os prejuízos econômicos, por manifestarem-se, na maioria das vezes, numa faixa etária em que o indivíduo é economicamente produtivo. Nesse sentido, em relação às fontes de microrganismos e agentes infecciosos causadores de infecções do sítio cirúrgico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. As fontes de microrganismos pouco variam e nem sempre é possível identificar ao certo a sua origem.

II. A principal fonte de microrganismo é a inoculação direta da microbiota do próprio paciente, principalmente da pele e do sítio manipulado.

III. Dentre os principais microrganismos destacam-se os gram-negativos aeróbicos e anaeróbicos que são mais comuns em procedimentos assépticos.

IV. Em geral, a infecção do sítio cirúrgico é causada por microrganismos que colonizam a pele ou as mucosas do próprio paciente, sendo frequentemente polimicrobiana, em especial após as cirurgias abdominais.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E