Questões de Concurso Público Prefeitura de Orobó - PE 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 6 questões

Q1649712 Psicologia
Na psicanálise freudiana, a angústia de castração refere-se a um medo inconsciente da perda do pênis originário durante o Estágio ________ do desenvolvimento psicossexual e durando toda a vida. De acordo com Freud, quando o menino torna-se consciente das diferenças entre os órgãos genitais masculinos e femininos, ele assume que o pênis do sexo feminino foi removido criando-se uma angústia que seu pênis será cortado por seu rival, a figura do pai, como punição por desejar a figura da mãe (Feist & Feist, 2008).
Alternativas
Q1649713 Psicologia
Sustentava que nosso ego é uma força positiva que cria uma auto-identidade, um senso de ―eu‖. Como Centro de nossa personalidade, nosso ego nos auxilia a adaptarmos aos vários conflitos e às crises da vida, e nos impede de perder nossa identidade para as forças niveladoras da sociedade. Durante a infância, o ego é fraco, maleável e frágil, mas até a adolescência ele deve começar a tomar forma e adquirir força. Ao longo da nossa vida, ele unifica nossa personalidade e a protege contra a individulaidade (Feist & Feist, 2008). Estamos diante da afirmação de:
Alternativas
Q1649714 Psicologia
Dentre as condições que Rogers (1959) postulava para o crescimento terapêutico estavam: Congruência do Orientador, Consideração positiva incondicional e Consideração empática. No entanto, Rogers (1959) acreditava que uma ou duas era(m) básica(s) (Feist & Feist, 2008). Qual(is):
Alternativas
Q1649715 Psicologia
Segundo Tourinho (1993): Skinner (1953) claramente identifica uma concepção de homem própria da cultura ocidental e marcada por valores individualistas. Além disso, é capaz de apontar diversas instâncias de manifestação desses valores; por exemplo, ao falar das filosofias sobre as funções do Estado, das doutrinas religiosas e das abordagens psicoterápicas. Afirma ele: I. O pensamento ocidental tem enfatizado a importância e a dignidade do indivíduo. As filosofias democráticas de governo, baseadas nos "direitos do homem " têm afirmado que todos os indivíduos são iguais perante a lei, e que o bem-estar do indivíduo é o objetivo do governo. Em filosofias de religião similares, a piedade e a salvação foram deixadas para [serem alcançadas pelo] próprio indivíduo, e não mais por uma agência religiosa. (...) Muitas escolas de psicoterapia têm aceitado a filosofia de que o homem é o mestre de seu próprio destino (Skinner, 1953, pp. 446-447). PORQUE II. O uso de conceitos como liberdade individual, iniciativa e responsabilidade tem sido ... bem reforçado. Quando nos voltamos para o que a ciência tem a oferecer, entretanto, não encontramos sustentação muito confortadora para o tradicional ponto de vista ocidental. A hipótese de que o homem não é livre é essencial para a aplicação do método científico ao estudo do comportamento humano (Skinner, 1953, p. 447).
Alternativas
Q1649720 Psicologia

O aconselhamento psicológico é uma das disciplinas consideradas básicas na formação do psicólogo e tem sua prática regulamentada no Brasil, sendo, muitas vezes, utilizado como forma de aproximar o aluno do universo clínico e dos atendimentos nos estágios específicos supervisionados (Scorsolini-Comin e Santos, 2013).

A prática do aconselhamento esteve tradicionalmente atrelada a diversas possibilidades de atuação, como fornecimento de informações, feedback positivo, direcionamento, orientação, encorajamento e interpretação. O aconselhamento é o processo por meio do qual “se dá oportunidade aos clientes de explorarem preocupações pessoais; esta exploração conduz a uma ampliação da capacidade de tomar consciência e das possibilidades de escolha”. Na sua maioria das vezes se confunde com o papel da psicoterapia ou ambas se complementariam? Face a esse questionamento é pertinente delinear a função do Aconselhamento. Por isso, analise as afirmativas em verdadeiras ou falas quanto ao Aconselhamento psicológico:


I. Esse processo é de curta duração, com foco na resolução dos problemas, e ajuda a pessoa a remover os obstáculos ao seu crescimento, auxiliando os indivíduos a reconhecerem e empregarem seus recursos e suas potencialidades.

II. Busca a mudanças na estrutura da personalidade, envolvendo uma autocompreensão mais intensa.

III. O aconselhamento seria indicado quando não houvesse o diagnóstico de algum transtorno psicológico ou em situações que envolvessem o atendimento mais pontual, com o fornecimento de informações e de acompanhamento para a tomada de uma decisão importante.

IV O aconselhamento se desenvolveria num nível mais ―profundo‖ e teria como foco os conflitos de personalidade, com destaque para a necessidade de mudanças frente aos conflitos.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A
4: D
5: E