Questões de Concurso Público Prefeitura de Orobó - PE 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 2 questões

Q1649724 Psicologia

O adoecimento é considerado um evento potencialmente traumático, visto que além do sofrimento físico, há a ruptura da rotina, limitações impostas pela hospitalização, sentimentos de despersonalização, ansiedade, medo e insegurança. Pode-se afirmar que a maioria dos pacientes hospitalizados, apresentarão algum grau de sofrimento emocional, variando de acordo com suas características pessoais, gravidade da doença, repercussão e impacto do tratamento. “Conferir prioridade aos problemas biomédicos por interpretá-los como essenciais á existência, a ponto de não dispensar a devida atenção aos eventos mentais por interpretá-los como fenômenos secundários resulta em medicina de má qualidade.” (Lopez, 2001)

. I. Na atuação diária da equipe de Psicologia, observa-se a necessidade de estabelecer critérios claros e objetivos para o sucesso do trabalho psicológico proposto: o de apoiar, orientar e auxiliar tanto pacientes e familiares como a equipe multiprofissional , sem desviar a atenção dos casos onde este indivíduo doente encontra-se frágil e instável, incapaz de contribuir para o próprio tratamento e recuperação ou ainda, dificultá-lo com seus temores e angústias.

PORQUE

II. É essencial que, o psicólogo hospitalar esteja inserido nesta relação de cuidado ao doente, sem esquecer que o sofrimento despertado pelo adoecimento atinge não somente o paciente, mas seu círculo familiar e social.

E EXCLUSIVAMENTE

III. “A psicologia hospitalar define como objeto de trabalho não só a dor do paciente, mas também a angústia declarada da família, a angústia disfarçada da equipe e a angústia geralmente negada dos médicos.” (Simonetti,2004).

Alternativas
Q1649725 Psicologia
Pode ser considerado como paciente terminal aquela pessoa cujo estado de saúde está tão prejudicado que não há mais nenhum tratamento para a recuperação de seu bem-estar. A doença não respondeu a nenhum tratamento convencional. A morte torna-se então inevitável, pois o quadro de saúde é irreversível (Gutierrez, 2001). O que resta a este paciente são cuidados que melhoram sua qualidade de vida enquanto se aproxima da morte, isto é, restam-lhe apenas os cuidados paliativos que poderão ser oferecidos pela equipe multidisciplinar e não mais os cuidados curativos. O sofrimento do paciente terminal, bem como o das pessoas que o cercam, abrange os aspectos biopsicossociais. Este paciente necessita e é capaz de compreender que sua vida ainda não acabou na ocasião da notícia, ele ainda terá planos a realizar. Por isso, o psicólogo nesse momento deve intervir. Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A