Questões de Concurso Público Prefeitura de Orobó - PE 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 3 questões

Q1649712 Psicologia
Na psicanálise freudiana, a angústia de castração refere-se a um medo inconsciente da perda do pênis originário durante o Estágio ________ do desenvolvimento psicossexual e durando toda a vida. De acordo com Freud, quando o menino torna-se consciente das diferenças entre os órgãos genitais masculinos e femininos, ele assume que o pênis do sexo feminino foi removido criando-se uma angústia que seu pênis será cortado por seu rival, a figura do pai, como punição por desejar a figura da mãe (Feist & Feist, 2008).
Alternativas
Q1649713 Psicologia
Sustentava que nosso ego é uma força positiva que cria uma auto-identidade, um senso de ―eu‖. Como Centro de nossa personalidade, nosso ego nos auxilia a adaptarmos aos vários conflitos e às crises da vida, e nos impede de perder nossa identidade para as forças niveladoras da sociedade. Durante a infância, o ego é fraco, maleável e frágil, mas até a adolescência ele deve começar a tomar forma e adquirir força. Ao longo da nossa vida, ele unifica nossa personalidade e a protege contra a individulaidade (Feist & Feist, 2008). Estamos diante da afirmação de:
Alternativas
Q1649722 Psicologia
Estudo de Caso Paciente

N. A., 47 anos, nascido em 10.09.1968, homem, natural de Santa Maria, aposentado a 16 anos, não faz uso de álcool nem drogas, morou com seus avós já falecidos, e um pouco com sua mãe, onde relatou não ter boa convivência com a mesma. Frequentou o Centro de Atenção Psicossocial II de Santa Cruz do Sul desde 2002, onde foi encaminhado para um grupo no Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, onde não o aceitaram pela falta de vínculo, assim redirecionado para ESF Urlândia, e para CAPS II Prado Veppo, onde o paciente relatou seguir seu tratamento para manter sua saúde mental. Frequenta o CAPS segundas, terças e quintasfeiras no turno da manhã, e terças-feiras à tarde, participa de oficinas como culinária, com o papel de lavar louça, grupos de dança, música, artesanato, pintura, dedicando boa disposição para as atividades propostas. Paciente relatou que o CAPS torna ele vivo, e que estando fora do CAPS sente-se morto, que lá ele vive seus melhores momentos. A psicóloga utiliza da oficina de pintura, a fim de verificar as emoções de N. A. retratadas na pintura e por meio do simbólico tenta interpretar com o mesmo o sentido das figuras. N. A. relata que os médicos não sabem qual é o seu problema. Mesmo assim vai ao CAPS por se sentir bem. Relata dificuldade ao dormir e que não consegue focar em algo específico. Está sempre procurando algo pra fazer. Demonstra uma pessoa muito comunicativa, favorecendo a amizade com todos usuários e funcionários do CAPS. No entanto, outro dia foi visto nas árvores frutíferas do CAPS colhendo goiaba, fato que preocupou os funcionários. Outro dia chegou no CAPS com uma sacola cheia de pães e doces e disse que era o lanche da tarde. Porém, às vezes apresenta uma acentuada diminuição de interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as atividades na maior parte do dia, quase todos os dias (conforme indicado por relato subjetivo ou observação feita por outra pessoa). O psiquiatra prescreveu uso de Aldol decanosto uma ampola de 30 em 30 dias. Haloperidol Lítio 30 mg 2 comprimidos pela manhã e 2 comprimidos pela noite. Para manter sua saúde mental estável, sem que apresente delírios, alucinações, agressividades, irritabilidade motivada pelas vozes, por isso é importante o uso correto das medicações.
Qual a psicoterapia utilizada no caso de N.A?
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: A