Questões de Concurso Público Prefeitura de Aroeiras - PB 2019 para Psicólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1289434 Psicologia
A personalidade é aquilo que dá ordem e congruência a todos os comportamentos diferentes apresentados pelo indivíduo. Alguns teóricos enfatizam a função da personalidade na mediação do ajustamento do indivíduo. A personalidade consiste nos esforços de ajustamento variados e, no entanto, típicos, realizados pelo indivíduo. Em outras definições, a personalidade é igualada aos aspectos únicos ou individuais do comportamento. Nesse caso, o termo designa aquilo que é distintivo no indivíduo e o diferencia de todas as outras pessoas. Finalmente, alguns teóricos consideram que a personalidade representa a essência da condição humana. Essas definições sugerem que a personalidade se refere àquela parte do indivíduo que é mais representativa da pessoa, não apenas porque a diferencia dos outros, mas principalmente porque é aquilo que a pessoa realmente é ( Feist & Feist, 2008) isto posto, avalie as proposições de acordo com as teorias da personalidade da psicologia:

I. Para Freud, existem elementos básicos na personalidade que impulsionam comportamentos, podendo determinar seus rumos: instintos ou pulsão, compreendidos como forças propulsoras da personalidade. Assim, a pulsão pode ser definida como uma forma de energia fisiológica capaz de ligar as necessidades do corpo aos desejos da mente.
II. Para Beck o condicionamento se subdivide em dois tipos, o respondente e o operante, o primeiro é o dito comportamento reflexo, podendo ser facilmente aprendido e manifestado, no entanto este depende do que acontece anteriormente ao comportamento, o que o difere do condicionamento operante, que depende do que ocorre depois que o comportamento termina. Já o reforço pode ser definido como um estímulo que pode aumentar a probabilidade de a resposta desejada ocorrer, podendo ser positivo ou negativo.
III. A teoria de Frederick Perls tem como foco a percepção do self, em sua congruência e incongruência, tal como é percebido, e a experiência real do organismo. Assim, fica evidente que a teoria centrada na pessoa, de Rogers, acredita que cada indivíduo tem dentro de si as potencialidades necessárias para saúde e crescimento criativo.
IV. Harry Stack Sullivan, o primeiro estadunidense a construir uma teoria da personalidade abrangente, acreditava que as pessoas desenvolviam suas personalidades em um contexto social. Sem os outros, afirmava Sullivan, os humanos não teriam nenhuma personalidade. “Uma personalidade nunca pode ser isolada da complexidade das relações interpessoais na qual vive o indivíduo e na qual ele apresenta o seu ser”.
Dentre as afirmativas são verdadeiras:
Alternativas
Q1289435 Psicologia
Na visão Neurocientífica compreende-se que os sonhos sejam experiências que, geralmente, acontecem durante o sono, porém, só passamos a tomar conhecimento quando acordamos (Lent, 2004). No entanto, um dos autores da psicologia estudou o sonho considerando uma reação inconsciente frente a uma situação consciente. Uma determinada situação consciente é seguida por uma reação do inconsciente na forma de um sonho, trazendo conteúdos que – de modo complementar ou compensatório – apontam claramente para uma impressão que se obteve durante o dia. É evidente que o sonho jamais teria se formado na ausência de determinada impressão obtida no dia anterior, cuja interpretação permeia o mundo simbólico do cliente (Feist & Feist, 2008).
Alternativas
Q1289436 Psicologia
A afirmativa de que o positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano decorreu de uma análise crítica de um conhecimento minucioso enquanto descrição de comportamentos que, no entanto, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: socio-logismo vs biologismo? Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise de cada sociedade. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história. (Lane, 1984, p. 13).
Segundo a afirmativa, pode-se verificar que as abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 1970:
Alternativas
Q1289437 Psicologia
O ser humano é simultaneamente um ser sociável e um ser socializado, sendo assim, entendemos com isso que ele é, ao mesmo tempo, um sujeito que aspira se comunicar com os seus pares e, também, membro de uma sociedade que o forma e o controla, quer ele queira ou não (Rodrigues, Assmar & Jablonski, 2000). Pensando nisso, analise a seguinte situação: João ocupa a liderança formal de um grupo de trabalho em uma petrolífera e precisa indicar qual funcionário passará os próximos 15 dias embarcado em uma plataforma. Dentre todos os funcionários, o mais indicado, no momento em questão, para esta tarefa específica é Pedro, seu sogro. O período do embarque, no entanto, abrange o aniversário de seu filho, neto de Pedro, e sua família está organizando uma festa. A situação está produzindo muita ansiedade em João. Em termos de estrutura dos grupos, o que está acontecendo no ambiente de trabalho, nessa situação, é:
Alternativas
Q1289438 Psicologia
As Teorias da Aprendizagem são modelos teóricos desenvolvidos cientificamente para explicar como ocorrem os processos de ensino-aprendizagem no transcorrer da história da Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Psicologia da Educação, buscando dar respostas às perguntas e indagações surgidas nas instituições de ensino (Bock, Furtado & Teixeira, 2000). Diante do exposto analise as afirmativas em verdadeiras ou falsas:

I. Para Wallon, a aprendizagem está relacionada com o desenvolvimento da individualidade como unidade afetiva e cognitiva dos sujeitos. O estudo do desenvolvimento humano deve ser feito na sucessão das etapas e dos conflitos no decorrer da vida, sendo a linguagem e a cultura que fornecem ao pensamento as ferramentas para a sua evolução; a sua interação com o mundo biológico não depende apenas do seu amadurecimento intelectual, mas de habilidades mais complexas para interagir com a cultura existente entre o sujeito e seu meio.
II. Segundo Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a ideia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando com passar do tempo. O desenvolvimento é pensado como um processo em que estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
III. Para Rogers o professor tem a função de facilitador e deverá contar com o desejo de participação do aluno. Ele não exigirá a participação do grupo, que poderá aceitar ou recusar sua intervenção. O docente deve colocar recursos à disposição da turma, em interação grupal, num clima de liberdade, ficando atento às ideias e aos variados sentimentos dos alunos.

Dentre as afirmativas são verdadeiras:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: B