Questões de Concurso Público SAAE de Indaiatuba - SP 2026 para Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 2 questões

Q4352306 Eletrônica
Em painéis de automação e telecomando de unidades operacionais, é comum alimentar CLPs, rádios, instrumentação e relés com barramentos CC estabilizados. A partir da rede CA, fontes retificadas com filtro capacitivo e/ou indutivo são usadas para obter 24 Vcc e 48 Vcc com ripple controlado. A topologia (meia-onda, ponte monofásica e ponte trifásica de 6 pulsos) altera a frequência do ripple e o estresse de condução nos semicondutores. Também é necessário estimar a tensão CC disponível sob carga e efeitos não ideais (queda em diodos e sobreposição por indutâncias). O engenheiro eletricista deve relacionar características elétricas do retificador às exigências de qualidade de energia e confiabilidade do sistema. Diante do exposto relacione adequadamente as colunas a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q4352309 Eletrônica
Em painéis de automação, intertravamentos lógicos garantem que bombas, válvulas e sopradores operem em sequências seguras e evitem partidas simultâneas indevidas. Em modernizações, parte dessas lógicas pode ser implementada em CLPs, mas também é comum existirem módulos de segurança com lógica discreta e memória (travamentos). Falhas de sensor (nível alto/baixo, pressão) exigem funções com retenção, reset e prioridades, evitando “oscilações” de comando. A validação do projeto envolve álgebra booleana, minimização e análise de comportamento temporal de flip-flops/latches. Dessa forma, o engenheiro eletricista deve conferir se a lógica atende a requisitos de segurança e se é realizável sem condições proibidas.
Considere um bloco lógico para comando de uma bomba, com as seguintes variáveis booleanas:
• A: nível baixo no reservatório (1 quando nível baixo);
• B: permissivo de operação (1 quando permitido);
• C: falha ativa (1 quando há falha); e
• R: reset manual (pulso 1 para resetar). O comando é obtido por uma lógica combinacional X e uma memória Q (latch SR), conforme: 
Imagem associada para resolução da questão
Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Respostas
1: D
2: D