Questões de Concurso Público SEDUC-PA 2018 para Professor Classe I - Filosofia
Foram encontradas 29 questões
Ano: 2018
Banca:
CONSULPLAN
Órgão:
SEDUC-PA
Prova:
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Filosofia |
Q923126
Filosofia
Trecho I
“[...] a filosofia pretende explicar a totalidade das coisas, ou seja, toda a realidade, sem exclusão de partes ou
momentos dela. Assim, a filosofia distingue-se das ciências particulares, que assim se chamam exatamente porque se
limitam a explicar partes ou setores da realidade, grupos de coisas ou de fenômenos. E a pergunta daquele que foi e é
considerado como o primeiro dos filósofos – ‘Qual é o princípio de todas as coisas?’ – já mostra a perfeita consciência
desse ponto. Portanto, a filosofia se propõe como objeto a totalidade da realidade e do ser precisamente descobrindo
qual é o primeiro ‘princípio’, isto é, o primeiro ‘por que’ das coisas.” (Reale, 1990. V 1. P 21.)
Trecho II “[...] A filosofia visa a ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto. O que vale em filosofia é o argumento da razão, a motivação lógica, o logos. Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia. Pode-se dizer que esse caráter também é comum às outras ciências, que, enquanto tais, nunca são uma mera constatação empírica, mas também são pesquisas de causas e razões.” (Reale, 1990. V 1. P 22.)
Os dois trechos citados anteriormente se referem, respectivamente, a quais conotações da filosofia antiga?
Trecho II “[...] A filosofia visa a ser ‘explicação puramente racional daquela totalidade’ que tem por objeto. O que vale em filosofia é o argumento da razão, a motivação lógica, o logos. Não basta à filosofia constatar, determinar dados de fato ou reunir experiências: ela deve ir além do ato e além das experiências, para encontrar a causa ou as causas precisamente através da razão. É justamente esse caráter que confere cientificidade à filosofia. Pode-se dizer que esse caráter também é comum às outras ciências, que, enquanto tais, nunca são uma mera constatação empírica, mas também são pesquisas de causas e razões.” (Reale, 1990. V 1. P 22.)
Os dois trechos citados anteriormente se referem, respectivamente, a quais conotações da filosofia antiga?
Ano: 2018
Banca:
CONSULPLAN
Órgão:
SEDUC-PA
Prova:
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Filosofia |
Q923127
Filosofia
“A preocupação em perguntar e compreender a natureza do mundo (a physis) era comum. Queria entender a origem,
aquilo que originou todas as coisas, o princípio delas.”
(Disponível em: mundoeducacao.bol.uol.com.br.)
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
Essa afirmação se refere estritamente à filosofia:
Ano: 2018
Banca:
CONSULPLAN
Órgão:
SEDUC-PA
Prova:
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Filosofia |
Q923128
Filosofia
“Com os ______________ o quadro mudou em relação aos antecessores. A problemática do cosmos entrou em crise e a
atenção passou a se concentrar no homem e em suas virtudes específicas. Nascia assim a problemática moral.”
(Reale, 1990. V 1. P 24.)
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Ano: 2018
Banca:
CONSULPLAN
Órgão:
SEDUC-PA
Prova:
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Filosofia |
Q923129
Filosofia
“Foi iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de
todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água.” A descrição anterior se refere a qual pensador?
Ano: 2018
Banca:
CONSULPLAN
Órgão:
SEDUC-PA
Prova:
CONSULPLAN - 2018 - SEDUC-PA - Professor Classe I - Filosofia |
Q923130
Filosofia
“Platão descobriria e procuraria demonstrar que a realidade ou o ser não é de um único gênero e que, além do cosmos
sensível, existe também uma realidade inteligível que transcende o sensível.” (Reale, 1990. V 1. P 24.)
Ao pensar assim, Platão estaria constatando o que mais tarde seria chamado de:
Ao pensar assim, Platão estaria constatando o que mais tarde seria chamado de: