Questões de Concurso Público Prefeitura de Sabará - MG 2017 para AEB - Assistente Social

Foram encontradas 4 questões

Q1699640 Serviço Social
“Assim, desde o final dos anos 1970, vem sendo construída uma nova hegemonia no Serviço Social, protagonizada pela vertente de ‘ruptura com o Serviço Social Tradicional e com o conservadorismo’ (Netto, 1991). A emergência e a expressão desse projeto constituem uma nova configuração na cultura profissional, próxima – e até mesmo inserida – nos projetos da esquerda brasileira, nas ações progressistas de afirmação e ampliação da cidadania.”
(EIRAS, Alexandra A. T. S. [et al.], 2012, pág. 112 e 113.)

Como se convencionou denominar este projeto (profissional)?
Alternativas
Q1699643 Serviço Social
Silveira (2014), ao fazer uma “breve reflexão em torno da educação popular e do serviço social”, afirma que há um “desafio instigante” posto aos profissionais do serviço social – considerando a perspectiva da educação popular e o projeto ético-político profissional (1993). Que desafio está posto aos profissionais, segundo a autora?
Alternativas
Q1699645 Serviço Social
“Em suma, entendendo que a economia é uma construção social que comporta valores e finalidades sociais, por isso não poderia estar isenta de reflexão no campo ético, cabe ter em mente a importância de considerá-la em face dos rumos que vem tomando a História humana. Além disto, para nós, assistentes sociais, cabe considerá-la em face do serviço social que acabou por gestar, ao longo das últimas décadas, uma direção social estratégica dissonante da hegemonia política capitalista, tendo como referência princípios – claramente expressos no seu último Código de Ética Profissional – cuja materialização (ou até o questionamento desta possibilidade) só pode ocorrer por meio de estudo competente, suficientemente profundo e crítico da realidade.” (Forti, 2010, p. 27.)

A respeito dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional e o Projeto Profissional vigentes, analise as afirmativas a seguir.

I. São diametralmente opostos às diretrizes econômicas em curso em nossa sociedade, consoantes com o ideário neoliberal.
II. Propõem articulação com movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores.
III. Embora tragam a marca de uma ética não idealizadora da realidade, portanto, marcada pelos condicionantes históricos, não considera as implicações dos interesses de classes.
IV. Guardam, ainda, elementos de uma perspectiva alinhada com valores da fé religiosa e pressupostos da neutralidade.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q1699646 Serviço Social
“As Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 marcaram um outro caminho para o processo de formação dos assistentes sociais, indicando perspectivas de enfrentamento aos desafios postos pela questão social cujas manifestações estão a exigir, maior e melhor articulação entre as demandas do mercado, o exercício profissional e o processo de formação/estágio [...]. A grande moldura apresentada nas Diretrizes Curriculares de 1996, no âmbito da formação profissional, se propõe a abrir ‘novos caminhos para a construção de conhecimentos, como experiência concreta no decorrer da própria formação profissional’ (ABEPSS, 1996, p. 64), isto é, ela deve remeter a uma formação constituída por um conjunto de conhecimentos que se expressam [...].”
(Ribeiro, 2010.)

Segundo Ribeiro (2010), no âmbito da formação profissional dos assistentes sociais, os conhecimentos a partir das Diretrizes Curriculares da ABEPSS (1996) se expressam:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D