Questões de Concurso Público Prefeitura de Cascavel - PR 2016 para Arquiteto

Foram encontradas 7 questões

Q728198 Arquitetura

Analise as afirmativas a seguir.

I. Coeficiente de aproveitamento é o índice estabelecido para a macrozona, entendido como o maior índice de construção permitido sobre o lote, sem considerar a possibilidade de recepção de potencial construtivo de outro imóvel ou, a aplicação do instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir.

II. Coeficiente de aproveitamento básico é o índice calculado pela relação entre a área da edificação e a área do lote ou gleba. Os valores estabelecidos em lei em cada macrozona para coeficientes de aproveitamento básico, máximo e mínimo determinam o intervalo em que a Lei Municipal de Uso do Solo poderá variar ao regulamentar o uso e a ocupação em cada zona.

III. Coeficiente de aproveitamento máximo é aquele estabelecido para a macrozona, entendido como o maior índice de construção permitido sobre o lote, já considerados os acréscimos resultantes da recepção de potencial construtivo de outro imóvel ou, a aplicação do instrumento da Outorga Onerosa do Direito de Construir.

IV. Coeficiente de aproveitamento mínimo é aquele estabelecido para a macrozona, entendido como o menor índice de construção admitido sobre o lote, inferior ao qual estará sujeito a aplicação de dispositivos de indução à ocupação.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q728202 Arquitetura
“De acordo com alguns autores, a primeira medida a ser tomada para o traçado urbano deve começar pela concepção de avenidas, ruas e caminhos para pedestres, com intuito de tornar acessíveis as diferentes partes do espaço a serem organizadas. Avenidas, ruas ou caminhos deverão ter seu desenho a partir das condicionantes da topografia do local, das características dos usuários e das funções que as vias assumirão dentro do contexto urbano. O projeto adequado do traçado ______________ é um dos fatores essenciais para o desempenho do __________________ do solo urbano. Para isto deve-se buscar o máximo conhecimento das características da área a ser parcelada e do local onde estará inserida a nova ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q728203 Arquitetura

Para alguns autores o planejamento de forma integrada de loteamentos deverá incorporar a visão da hidrologia como estrutura integradora, trabalhar com microbacias, controlar as águas pluviais nas fontes, utilizar métodos rudimentares não estruturais e criar uma paisagem multifuncional. A metodologia estabelece etapas distintas para o procedimento desse planejamento. De acordo com o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Identificar regulamentações de zoneamento, uso do solo e outras aplicáveis.

( ) Definir condições de desenvolvimento e áreas protegidas.

( ) Proibir limites de movimentação de terra.

( ) Modificar as características naturais para depois utilizá-las.

( ) Utilizar a drenagem e a hidrologia como elemento de projeto.

( ) Garantir a impermeabilidade.

( ) Desenvolver planejamento integrado preliminar.

( ) Minimizar as áreas impermeáveis diretamente conectadas.

( ) Aumentar o caminho de fluxo da água.

( ) Desmembrar hidrologia do pré e pós-desenvolvimento.

( ) Desenvolver um procedimento interativo de projeto.

A sequência está correta em

Alternativas
Q728207 Arquitetura
“Para todos os efeitos, esta Lei estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.” Trata-se de:
Alternativas
Q728212 Arquitetura

Analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Guarda-corpo é a barreira protetora vertical, maciça ou não, delimitando as faces laterais abertas de escadas, rampas, patamares, terraços, balcões, galerias e assemelhados, servindo como proteção contra eventuais quedas de um nível para outro.

( ) Rota de saída é o caminho contínuo, devidamente protegido, proporcionado por portas, corredores, halls, passagens externas, balcões, vestíbulos, escadas, rampas ou outros dispositivos de saída ou combinações destes, a ser percorrido pelo usuário, em caso de um incêndio, de qualquer ponto da edificação até atingir a via pública ou espaço aberto, protegido do incêndio, em comunicação com o logradouro.

( ) As portas das rotas de saída devem abrir no sentido contrário ao trânsito de saída, deixando todo o vão livre no caso de emergências.

( ) Imóvel urbano não edificado é o imóvel cujo coeficiente de aproveitamento é igual a zero, desde que seja juridicamente possível a edificação, pelo menos para uso habitacional.

( ) Mobiliário urbano são elementos aparentes no espaço urbano, tais como: painéis, cartazes, elementos de sinalização urbana, elementos aparentes da infraestrutura urbana, cabinas telefônicas, caixas de correio, lixeiras, abrigos de pontos de ônibus, bancos, bancas de revista, entre outros.

( ) Área edificável é a área obtida a partir da área total do imóvel contida na matrícula incluindo a área de servidão, faixas de drenagem, áreas de preservação permanente, áreas de reservas florestais e áreas de vias.

A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: A
5: B