Questões de Concurso Público HOB 2015 para Técnico de Serviços de Saúde - Patologia Clínica

Foram encontradas 5 questões

Q540060 Técnicas em Laboratório
Os sistemas de coleta com vácuo são produzidos para determinados volumes de sangue, determinados pelo tamanho do tubo e seu vácuo. Muitos tubos contêm aditivos ou anticoagulantes utilizados para coletar amostras para diferentes análises. Relacione adequadamente as cores das tampas dos tubos com os aditivos e/ou anticoagulantes utilizados.




1. Vermelha.                    (     ) Nenhum aditivo ou adição de heparina para a obtenção de

                                                 soro ou plasma para a avaliação de metais.


2. Lavanda.                      (     ) Adicionado de anticoagulante EDTA sódico ou potássico;

                                                 obtém‐se sangue total para hematologia.


3. Azul.                             (     ) Sem anticoagulante; é utilizado na coleta de sangue para

                                                  obtenção de soro para bioquímica e sorologia.


4. Verde.                           (     ) Adicionado de oxalato de potássio (inibe a glicólise) para

                                                   a obtenção de plasma para testes bioquímicos.


5. Cinza.                            (     ) Anticoagulante citrato de sódio para obtenção de plasma

                                                  para provas de coagulação.

6. Royal                              (     ) Adicionado de heparina para obtenção de plasma para

                                                   testes bioquímicos.



A sequência está correta em
Alternativas
Q540061 Técnicas em Laboratório
Após cerca de 120 dias, os glóbulos vermelhos “envelhecem”. A protoporfirina, proveniente do grupo heme, é clivada em biliverdina que, por sua vez, é reduzida a bilirrubina. A icterícia é resultante do acúmulo de bilirrubina, que resulta em uma pigmentação amarelada da pele, esclerótica e membranas mucosas. Para a determinação da bilirrubina é importante alguns cuidados, tais como
Alternativas
Q540079 Técnicas em Laboratório
Esfregaços podem ser confeccionados em lâminas ou em lamínulas. Os primeiros são usados, geralmente, para os exames de rotina, reservando‐se os últimos para exames especiais. Alguns cuidados especiais são indispensáveis para que os esfregaços sejam satisfatórios. Sobre a confecção e análise dos esfregaços, é correto afirmar que
Alternativas
Q540083 Técnicas em Laboratório

O sistema Rh (Rhesus) foi descoberto em 1939 por Levine e Stetson, a partir da observação do caso clínico de uma mulher que, depois de ter dado à luz uma criança com Doença Hemolítica Perinatal (DHPN), ou Doença Hemolítica do Recém‐Nascido (DHRN), apresentou reação transfusional grave após ter sido transfundida com sangue ABO compatível com o do marido. A expressão fenotípica do antígeno D pode variar com a ocorrência de alterações qualitativas/quantitativas. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) No indivíduo D positivo, o antígeno D é um mosaico de subunidades proteicas com todos os seus epítopos, ou seja, com todos os seus determinantes antigênicos até agora estudados.


( ) Por muitos anos conhecido como “variante Du”, no D parcial as hemácias examinadas reagem somente na técnica de Coombs indireto, quando o soro anti‐D é testado em fase de antiglobulina humana.


( ) Os antígenos D fraco são caracterizados pela ausência de um ou mais epítopos do antígeno D, ocasionada por substituições de aminoácidos promovidas por mutações pontuais ou por rearranjos gênicos entre genes RHD e RHCE, que alteram qualitativamente a proteína RhD na porção extracelular.


( ) Doadores RhD fraco devem ser considerados Rh positivo, pois podem sensibilizar receptor para anti‐D, ou mesmo reagir com anti‐D previamente formado.


A sequência está correta em

Alternativas
Q540085 Técnicas em Laboratório
A contagem de eritrócitos feita originalmente em câmara de contagem ao microscópio foi gradativamente substituída pelos contadores eletrônicos. Por ser mais reprodutível e confiável, hoje, ela é amplamente utilizada. Porém, apesar de ser confiável, a contagem pelo aparelho não dispensa a análise ao microscópio. São parâmetros que as máquinas não veem:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: B
4: B
5: D