Questões de Concurso Público HOB 2015 para Técnico de Serviços de Saúde - Patologia Clínica

Foram encontradas 5 questões

Q540065 Técnicas em Laboratório
Pacientes diabéticos podem monitorar sua glicemia em casa, graças a existência de aparelhos portáteis, de fácil utilização e preço razoável. Muitas vezes, esses instrumentos são utilizados no ambiente hospitalar, o que deve ser feito com cautela, devido à variabilidade metodológica intrínseca da fita reagente. Com relação a essa variabilidade, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q540066 Técnicas em Laboratório
“A albumina é a proteína _______________ abundante no plasma normal. A _____________________ pode ocorrer em enfermidades hepáticas severas e pode, ainda, afetar a distribuição dos líquidos corporais, uma vez que é o constituinte mais importante para manutenção da pressão _______________ do plasma, podendo resultar em edema.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q540070 Técnicas em Laboratório
No homem e nos mamíferos em geral, a ureia é o principal produto final do metabolismo proteico; é responsável por 80% do azoto não proteico excretado na urina em condições normais. Sua taxa é mais elevada no soro (e no plasma) do que no sangue total. São causas de uremia pré‐renal, EXCETO:
Alternativas
Q540071 Técnicas em Laboratório
Métodos enzimáticos para a análise do colesterol foram desenvolvidos na década de 1970 e, desde então, substituíram quase que completamente os métodos químicos. Nesses métodos, o colesterol total é determinado diretamente no plasma ou soro através de uma série de reações, nas quais ésteres de colesterol são hidrolisados. O grupo 3‐OH do colesterol é oxidado e o peróxido de hidrogênio, o qual é um dos produtos da reação, é determinado enzimaticamente. Sobre o método enzimático de determinação do colesterol, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Q540082 Técnicas em Laboratório
O diagnóstico dos distúrbios no metabolismo da glicose depende da demonstração de alterações na concentração de glicose no sangue. As várias desordens do metabolismo dos carboidratos podem estar associadas com aumento da glicose plasmática (hiperglicemia), redução da glicose plasmática (hipoglicemia) e concentração normal ou diminuída da glicose plasmática acompanhada de excreção urinária de açúcares redutores diferentes da glicose (erros inatos do metabolismo da glicose). Em relação ao diagnóstico dos distúrbios no metabolismo da glicose, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: D