Questões de Concurso Público HOB 2015 para Cirurgião Dentista - Bucomaxilofacial

Foram encontradas 2 questões

Q539878 Odontologia
Na década de 40, Stafne descreveu uma série de lesões radiolúcidas assintomáticas, localizadas próximo ao ângulo da mandíbula. Posteriores relatos de lesões semelhantes mostraram que esta condição representa uma concavidade focal do osso cortical na superfície lingual da mandíbula. Em relação ao defeito de Stafne, analise as afirmativas.


I. A biopsia pode revelar histologicamente tecido de glândula salivar normal ou de tecido linfoide.


II. Algumas vezes, o defeito de Stafne pode interromper a continuidade da margem inferior da mandíbula, com uma depressão clinicamente palpável nesta área. Outras vezes, defeitos semelhantes da cortical lingual podem ser observados mais anteriormente na mandíbula, na região dos incisivos, caninos e pré‐molares.  


III. Os defeitos de Stafne são sempre unilaterais.


IV. É uma alteração de desenvolvimento presente desde o nascimento e com acentuada predileção pelo gênero feminino.


Estão corretas apenas as afirmativas


Alternativas
Q539879 Odontologia

Uma variedade de cistos de desenvolvimento já foi descrita. Alguns foram historicamente considerados cistos “fissurais” porque se acreditava que tinham origem do epitélio aprisionado ao longo das linhas de fusão dos processos embrionários. Em muitos casos, entretanto, a patogênese exata destas lesões é ainda incerta. Sobre os cistos de desenvolvimento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O cisto nasolabial apresenta‐se como um aumento de volume do lábio superior, lateral à linha média, resultando na elevação da asa do nariz. Muitas vezes, o aumento eleva a mucosa do vestíbulo nasal e causa apagamento do fundo de vestíbulo. Radiograficamente, apresenta‐se como uma imagem radiotransparente unilocular de bordas bem definidas entre o incisivo lateral maxilar e o canino superior.


( ) O cisto do ducto nasopalatino é o cisto não odontogênico mais comum da cavidade oral. É mais frequente na quarta a sexta décadas de vida, com predileção pelo gênero masculino. Pode ser difícil distinguir um cisto do ducto nasopalatino pequeno de um forame incisivo grande. Geralmente, considera‐se que 6 mm é o limite máximo para o tamanho de um forame incisivo normal.


( ) O cisto palatino mediano pode ser difícil de diferenciar do cisto do ducto nasopalatino. São características específicas do cisto palatino mediano a localização posterior à papila palatina, formato circular ou ovoide na radiografia e comunicação com o canal incisivo.


( ) Os cistos dermoides ocorrem na linha média do soalho bucal, ainda que se localizem ocasionalmente e lateralmente ao soalho bucal ou em outras localizações. Tais cistos surgem mais em crianças e adultos jovens, podendo ser congênitos.


A sequência está correta em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C