Questões de Concurso Público TRT - 13ª Região (PB) 2012 para Estágio - Arquivologia

Foram encontradas 4 questões

Q398411 Arquivologia
A ausência de normas, métodos e procedimentos de trabalho provocam o acúmulo desordenado de documentos, transformando os arquivos em meros depósitos de papéis, dificultando o acesso aos documentos e a recuperação de informações necessárias para a tomada de decisões no âmbito das instituições públicas e privadas. Diante dessa realidade, a elaboração do Plano de Classificação assume uma importância relevante como ferramenta de gestão documental, exigindo, para sua elaboração, profundo conhecimento da estrutura e funcionamento do organismo produtor e o comprometimento dos profissionais de todas as suas áreas de atuação."
                                                                (Bernardes, 2008, p. 14.)

São objetivos e benefícios de um Plano de Classificação, EXCETO
Alternativas
Q398418 Arquivologia
“A avaliação documental é um processo multidisciplinar de análise que permite a identificação dos valores dos documentos, para fins da definição de seus prazos de guarda e de sua destinação final (eliminação ou guarda permanente)." (Bernardes, 2008, p. 35.)
São objetivos e benefícios da avaliação documental, EXCETO:
Alternativas
Q398419 Arquivologia
A avaliação consiste fundamentalmente em identificar valores e definir prazos de guarda para os documentos de arquivo, independentemente de seu suporte ser o papel, o filme, a fita magnética, o disquete, o disco ótico ou qualquer outro."  (Bernardes, 1998, p. 14.)
Considerando a afirmativa anterior, analise.

I. A avaliação supõe a identificação dos valores primário e secundário dos documentos.
II. O valor secundário diz respeito às razões de produção dos documentos, considerando seu uso para fins administrativos, legais e fiscais.
III. O valor primário diz respeito à potencialidade do documento como prova ou fonte de informação para a pesquisa.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q398423 Arquivologia
A oficialização e efetiva aplicação da Tabela de Temporalidade permitirão ao órgão ou entidade preservar os documentos que possuam valor probatório e informativo relevantes e que sejam considerados de guarda permanente, ou ainda, eliminar com segurança, de acordo com os procedimentos técnicos e legais, aqueles documentos desprovidos de valor, sem que haja prejuízo à administração ou à sociedade."(Bernardes, 2008, p. 36.)
De acordo com o trecho, a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos

I. é o instrumento de gestão, resultante da avaliação documental.
II. é um instrumento dinâmico que deve ser atualizado periodicamente.
III. orienta a elaboração do Plano de Classificação.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s) 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: D