Questões de Concurso Público Prefeitura de Resende - RJ 2010 para Engenheiro Civil

Foram encontradas 34 questões

Q115716 Atualidades
Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentaram um estudo que aponta o Aquífero Alter do Chão como o de maior volume de água potável do mundo. A reserva subterrânea está localizada sob os estados do Amazonas, Pará e Amapá e tem volume de 86 mil km3 de água doce, o que, segundo a pesquisa, seria suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes. Levando-se em conta este estudo, em termos comparativos, a reserva Alter do Chão tem quase o dobro do volume de água potável que o Aquífero Guarani – com 45 mil km3 de volume – até então considerado o maior do país e localizado em região oposta ao do Alter do Chão. O Aquífero Guarani, além de se encontrar em regiões desenvolvidas do país, passa por outros três países da América do Sul. Assinale-os:
Alternativas
Q115719 Atualidades
Um dos integrantes da União Europeia – país que concentra uma das mais ricas histórias da humanidade – entrou numa crise fiscal que balançou os diversos mercados financeiros internacionais neste primeiro semestre, levando os juros à máxima do país registrada em 12 anos.” A afirmativa se refere a:
Alternativas
Q193611 Atualidades
O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, negou nesta quinta-feira (22/04/2010) que exista risco de uma bolha de ativos no país e que a maior economia da América Latina tenha superaquecido, e sinalizou que, caso fosse assim, tomaria medidas adequadas. Sobre os desequilíbrios cambiais globais, Mantega afirmou que não é bom que o real aumente frente ao dólar e ao iuan. O ministro sustentou que a inflação brasileira se encontra sob controle e que este ano ficará entre 4,5 e 5,5 por cento.”
(Reuters http://br.reuters.com/article/domesticNews/idBRSPE63L0FS20100422)

Com relação ao termo “bolha de ativos”, utilizado no texto acima, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Uma bolha econômica pode ocorrer quando o preço de um ativo aumenta bem mais do que seu valor real.

( ) Bolhas podem ser desencadeadas por fenômenos inexplicáveis (modismos ou manias) ou provocadas por ações manipuladoras de indivíduos ou empresas.

( ) A suposição de uma bolha econômica significa que o próximo comprador pague um preço ainda mais baixo pelo ativo.

A sequência está correta em:
Alternativas
Q193612 Atualidades
Os índios brasileiros vem assumindo posições firmes e, muitas vezes, até, agressivas em relação a ações implementadas pelo governo ou, até mesmo, em função de invasões a terras demarcadas anteriormente como suas, por produtores rurais. Exemplos podem ser vistos em Raposa Terra do Sol, nas diversas manifestações contra a Funai, entre muitas outras ações. Sobre a origem desses povos, analise o fragmento de texto abaixo: “Na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, estima-se que os índios brasileiros fossem entre um e cinco milhões. Os tupis ocupavam a região costeira que se estende do Ceará a Cananeia (SP). Os guaranis espalhavam- se pelo litoral Sul do país e a zona do interior, na bacia dos rios Paraná e Paraguai. Em outras regiões, encontravam-se outras tribos, genericamente chamados de tapuias, palavra tupi que designa os índios que falam outra língua.
(Portal Uol http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u41.jhtm)

Baseando-se apenas neste fragmento de texto, podemos afirmar que:

I. Os índios tupis e guaranis habitavam regiões da Mata Atlântica.

II. Os índios que viviam na região da Floresta Amazônica eram denominados tapuias.

III. Os homens brancos só tiveram contato com os povos tupis e guaranis.

IV. Os índios tapuias formavam a maior tribo do país, residente nas regiões norte e oeste

Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas
Q728314 Português

TEXTO:

Palavras e ideias

    Há alguns anos, o Dr. Johnson O’Connor, do Laboratório de Engenharia Humana, de Boston, e do Instituto de Tecnologia, de Hoboken, Nova Jersey, submeteu a um teste de vocabulário cem alunos de um curso de formação de dirigentes de empresas industriais (industrial executives), os executivos. Cinco anos mais tarde, verificou que os dez por cento que haviam revelado maior conhecimento ocupavam cargos de direção, ao passo que dos vinte e cinco por cento mais “fracos” nenhum alcançara igual posição.

    Isso não prova, entretanto, que, para vencer na vida, basta ter um bom vocabulário; outras qualidades se fazem, evidentemente, necessárias. Mas parece não restar dúvida de que, dispondo de palavras suficientes e adequadas à expressão do pensamento de maneira clara, fiel e precisa, estamos em melhores condições de assimilar conceitos, de refletir, de escolher, de julgar, do que outros cujo acervo léxico seja insuficiente ou medíocre para a tarefa vital de comunicação.

    Pensamento e expressão são interdependentes, tanto é certo que as palavras são o revestimento das ideias e que, sem elas, é praticamente impossível pensar. Como pensar que “amanhã tenho uma aula às 8 horas”, se não prefiguro mentalmente essa atividade por meio dessas ou de outras palavras equivalentes? Não se pensa in vácuo. A própria clareza das ideias (se é que as temos sem palavras) está intimamente relacionada com clareza e a precisão das expressões que as traduzem. As próprias impressões colhidas em contato com o mundo físico, através da experiência sensível, são tanto mais vivas quanto mais capazes de serem traduzidas em palavras – e sem impressões vivas não haverá expressão eficaz. É um círculo vicioso, sem dúvida: “... nossos hábitos linguísticos afetam e são igualmente afetados pelo nosso comportamento, pelos nossos hábitos físicos e mentais normais, tais como a observação, a percepção, os sentimentos, a emoção, a imaginação”. De que forma que um vocabulário escasso e inadequado, incapaz de veicular impressões e concepções, mina o próprio desenvolvimento mental, tolhe a imaginação e o poder criador, limitando a capacidade de observar, compreender e até mesmo de sentir. “Não se diz nenhuma novidade ao afirmar que as palavras, ao mesmo tempo que veiculam o pensamento, lhe condicionam a formação. Há século e meio, Herder já proclamava que um povo não podia ter uma ideia sem que para ela possuísse uma palavra”, testemunha Paulo Rónai em artigo publicado no Diário de Notícias, do Rio de Janeiro, e mais tarde transcrito na 2ª edição de Enriqueça seu vocabulário (Rio, Civilização Brasileira, 1965), de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

    Portanto, quanto mais variado e ativo o vocabulário disponível, tanto mais claro, tanto mais profundo e acurado é o processo mental da reflexão. Reciprocamente, quanto mais escasso e impreciso, tanto mais dependentes estamos do grunhido, do grito ou do gesto, formas rudimentares de comunicação capazes de traduzir apenas expansões instintivas dos primitivos, dos infantes e... dos irracionais.

(GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. 8. Ed. Rio de Janeiro, FGV, 1980. p. 155-6)

As pesquisas do Dr. Johnson O’Connor revelaram que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: C