Questões de Concurso Público CODEVASF 2008 para Técnico em Agropecuária - Prova I

Foram encontradas 11 questões

Q1661379 Agropecuária
Na cultura do tomateiro, as doenças ocorrem em diversas partes das plantas. Essas doenças são de difícil controle e, geralmente, causam perda total da planta. Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A doença galhas-das-raízes é causada pelo patógeno Meloidogyne incognita, levando à redução no desenvolvimento da planta. ( ) O oídio é uma doença séria em cultivos protegidos; as colônias de coloração branca são mais observadas na face adaxial da folha. ( ) As murchas são causadas por diversos tipos de patógenos, tendo como sintomas o escurecimento de vasos e a murcha de folhas. ( ) Requeima é uma das doenças mais destrutivas do tomateiro, causada pelo patógeno Pseudomonas campestris.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661380 Agropecuária

Antes da interpretação de uma análise de solo é essencial conhecer o significado das abreviações e/ou símbolos utilizados para uma correta recomendação de adubação. Acerca disso, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 


A. CTC (t)

B. CTC (T) 

C. V

D. m

E. P-rem 


I. Fósforo remanescente.

II. Índice de saturação por bases.

III. Capacidade de troca catiônica efetiva.

IV. Capacidade de troca catiônica a pH 7,0.

V. Índice de saturação por alumínio. 


A seqüência está correta:  

Alternativas
Q1661381 Agropecuária
Com o resultado da análise de solo emitido por um laboratório confiável, o Técnico precisará realizar a sua interpretação. Após alguns cálculos, constata que precisa de 200kg/ha de N; 200kg/ha de K2O e 30kg/ha de P2O5 para adubação do cafeeiro. No galpão de armazenamento da propriedade, o Técnico encontra os seguintes adubos: uréia, superfosfato simples e cloreto de potássio. Assinale a quantidade necessária destes adubos por hectare para adubação da cultura. Dados: (uréia = 44% de N; superfosfato simples = 18% de P2O5; cloreto de potássio = 58% de K2O)
Alternativas
Q1661382 Agropecuária
Fertilizantes são substâncias minerais ou orgânicas, naturais ou sintéticas, fornecedoras de um ou mais nutrientes das plantas. Sobre as definições dos tipos de fertilizantes existentes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fertilizante simples é formado de um composto químico, contendo um ou mais nutrientes das plantas. ( ) Fertilizante misto é resultante da mistura de dois ou mais fertilizantes simples. ( ) Fertilizante orgânico é de origem vegetal ou animal contendo um ou mais nutrientes das plantas. ( ) Fertilizante composto é obtido por processo bioquímico, natural ou controlado, com mistura de resíduos de origem vegetal ou animal.
A seqüência está correta em:
Alternativas
Q1661385 Agropecuária
O gênero Eucalyptus conta aproximadamente com 730 espécies. Abaixo, são exemplos de espécies comumente usadas em silvicultura, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: E