Questões de Concurso Público Prefeitura de Araraquara - SP 2023 para Professor II - Arte

Foram encontradas 19 questões

Q2304219 Educação Artística
“No início dos anos 1400, o mundo acordou. Tendo início em Florença, a Renascença, ou renascimento da cultura, se estendeu a Roma e Veneza e, em 1500, ao resto da Europa, atingindo Países Baixos, Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, num movimento que ficou conhecido com a Renascença do Norte.” (STRICKLAND, 1999, p.32)

Assinale a alternativa que traz SOMENTE artistas da Renascença: 
Alternativas
Q2304220 Educação Artística
O tema ________ na decoração do corpo, no canto ritual e na teoria da constituição do corpo kaxinawa ilustra claramente o credo ameríndio de que a identidade é constituída a partir da tradução e incorporação estética da alteridade, das forças e características do Outro, que é muitas vezes o inimigo.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna, de acordo com a autora Els Lagrou no seu livro Arte Indígena no Brasil. 
Alternativas
Q2304222 Educação Artística
Muito se fala da estética na arte, da qualidade estética, da estética da obra, da apreciação estética. Mas o que é estética? Estética e beleza são a mesma coisa? Já sabemos que não, estética e beleza não são a mesma coisa, pelo menos não no mundo da arte. Ou melhor, o conceito de beleza em arte é equivocado para a maioria da população. Mas o que seria então a apreciação estética?
Leia as assertivas abaixo sobre apreciação estética e complete com V para verdadeiro ou F para falso.
(  ) A apreciação estética é a valorização do belo, que nos remete à delicadeza e beleza inconfundível das obras renascentistas, por exemplo.
(  ) A apreciação estética refere-se à apreciação técnica da obra. As paletas de cores, o traço, o refinamento da obra, os detalhes de uma escultura. É ver pequenas coisas que passam despercebidas em um primeiro olhar, é se aprofundar na técnica utilizada pelo artista.
(  ) A obra de arte toca também em algum ponto de nosso espírito que está além e acima dos sentimentos comuns de alegria, tristeza, ódio, amor, ira, etc. Tanto isso é verdade, que a mesma pessoa que chora durante a projeção de um filme triste, poderá sair do cinema com a paradoxal sensação de ter sido reconfortada, aliviada, feliz, caso o filme seja de forte conteúdo artístico. Essa aptidão demonstrada pela obra de arte, no sentido de enlevar, extasiar, enobrecer o espírito é o fruto de seu valor estético.
(  ) Usualmente, a obra de arte de grande valor, a chamada obra-prima, prendem a atenção do observador só até o momento em que ele consegue completar a compreensão racional da obra. Depois de identificá-la, entender como funciona e para que serve, a pessoa não tem mais motivação para apreciá-la.

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2304223 Educação Artística
Leia o excerto dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte e complete as lacunas de forma CORRETA:

“A arte é um conhecimento que permite a __________ entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas, pois favorece a percepção de semelhanças e diferenças entre as __________, expressas nos produtos artísticos e concepções __________, em um plano diferenciado da informação discursiva. Ao observar uma dança indígena, um estudante morador da cidade estabelece um contato com o índio que pode revelar mais sobre o valor e a extensão de seu universo do que apenas uma explanação sobre os ritos nas comunidades indígenas. E vice-versa. Nessa perspectiva, a arte na escola tem uma função importante a cumprir. Ela situa o fazer artístico dos alunos como fato __________, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer __________ dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, que sempre inauguram formas de tornar presente o inexistente. Não se trata de copiar a realidade ou a obra de arte, mas sim de gerar e construir sentidos.” (PCN de Arte, 1998, p. 35)

Assinale a alternativa que traz a sequência CORRETA:
Alternativas
Q2304224 Educação Artística
Analise as assertivas abaixo acerca da arte indígena no Brasil.

I- A maioria dos povos ameríndios guarda as peças, máscaras, adornos confeccionados de palha ou de penas, depois de tê-las usado nos rituais.
II- Fora do contexto da encenação, elas perdem sua eficácia e seu valor, representam perigo, precisam morrer e são destruídas, desmontadas ou penduradas nas vigas das casas cerimoniais onde “morrem lentamente”.
III- O hábito de fazer peças para a exposição e contemplação, sem usá-las ou alimentá-las, não existe em nenhum grupo indígena.
IV- Os contextos de uso e circulação das peças mudam de forma significativa quando objetos e artefatos entram no circuito comercial interétnico: tornam-se emblemas de identidade étnica, peças de museus ou “obras de arte”.

Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: D
5: D