Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Reumatologista

Foram encontradas 12 questões

Q2300282 Medicina
Sobre a Lei n.° 8.142/90, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q2300291 Medicina
Sobre a anamnese, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2300294 Medicina
Homem de 28 anos, consultor imobiliário, após várias consultas sem sucesso, busca o ambulatório de reumatologia por indicação de um amigo que sentia dores semelhantes. Na consulta especializada, refere queixa de dor lombar há mais de 6 meses, já fez automedicação com o uso de anti-inflamatório diclofenaco por 6 dias, anteriormente, utilizou uma injeção de corticoide intramuscular por indicação médica, todos com melhora passageira do quadro, mas com retorno posterior das dores. Além da dor, há queixa de rigidez matinal que melhora com as atividades diárias. Ao exame, observa-se redução da expansibilidade torácica na inspeção, limitação da movimentação da coluna lombar nos planos sagital e frontal. Logo, suspeitando de uma lombalgia ocasionada por espondilite anquilosante, o reumatologista pede uma Tomografia Computadorizada (TC) para ajudar no diagnóstico. 
Doas achados radiológicos encontrados na TC, qual é compatível com a hipótese diagnóstica anunciada: 
Alternativas
Q2300295 Medicina
Um escolar de 10 anos é levado por familiares à consulta especializada devido a quadro de movimentos involuntários, o que deixou os familiares extremamente preocupados. Na anamnese, a história clínica era de movimentos involuntários há uma semana, piorando nos últimos dias. Além disso, foi observado, pelos cuidadores, hiperatividade, desatenção e dificuldade de manter as atividades na escola e em casa. A criança não possui manifestações antes dessa última semana e não faz ou fez uso de nenhuma medicação. Os pais se queixam de que a criança goza de boa saúde, é ativa, porém, há dois ou três meses atrás, foi acometida de uma crise de garganta que evoluiu com muita febre e indisposição da mesma, o que a impediu de ir à escola por uma semana, foi prescrito antibióticos para tomar em casa e repouso, tendo melhora desse quadro. Ao exame físico, observou-se movimentos involuntários diversos, pouco duradouros e de intensidade variável. Na marcha, há expressão exagerada de certos movimentos e gesticulações, gerando dificuldade de equilíbrio e deslocamento. Na suspeita de uma complicação da faringite e sendo a Febre Reumática (FR) uma doença muito frequente no Brasil, assinale a alternativa que, associada ao quadro clínico, corresponde a uma assertiva CORRETA sobre essa doença: 
Alternativas
Q2300296 Medicina
Uma menina de 6 anos foi trazida à Unidade de Pronto Atendimento com febre elevada de 39,1°C e irritabilidade há mais ou menos 2 dias. Hoje a criança acordou com dificuldade para caminhar e os pais relatam queda da própria altura no quintal de casa há 5 dias. Ao exame, observa regular estado geral, colaborativa, porém irritada e chorosa, anictérica, acianótica e febril, eupneica, hidratada e corada, com FC=120bpm, FR=22irpm. No exame osteoarticular, observou-se escoriações, edema e dor intensa no joelho direito, dificultando a marcha. Solicitou-se hemocultura, hemograma e outros exames de sangue; pelo edema, foi pedido Raio X do joelho e USG. O hemograma apresentou Hb=11,4g/dL; Ht=34%; leucocitose de 25.000, com desvio à esquerda; PCR=198 e VHS=90mm. Não foi observado lesões ósseas no raio X e o USG demonstrou aumento das partes moles, sem coleções líquidas. Como a hemocultura com antibiograma demoraria e se faz necessário tratamento imediato, assim, com base na etiologia mais frequente desse quadro, a terapêutica adequada é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: C