Questões de Concurso Público CISCOPAR 2023 para Médico Ginecologista Obstetra

Foram encontradas 13 questões

Q2302718 Medicina
Uma paciente, 32 anos, procurou o serviço de ginecologia por queixa de galactorreia há uma semana, em que informa não estar amamentado e não acredita estar grávida, pois há mais de 2 anos não possui relação sexual. À anamnese, afirma possuir ciclos menstruais irregulares. Alega fazer uso de Atenolol e Amitriptilina há mais de um ano por diagnóstico de hipertensão e depressão. É G2P2A0, sendo as gestações em intercorrências e a última há mais de 8 anos. Possui histórico familiar de câncer de mama pela mãe, cujo falecimento ocorreu aos 56 anos de idade pela patologia. Ao exame físico, observa gotejamento de leite pela mama direita. Sabendo que a galactorréia é a produção de leite fora do período de lactação e puerpério, sua principal causa patológica é:
Alternativas
Q2302719 Medicina
Paciente de 17 anos, acompanhada da responsável, procura o serviço de ginecologia queixando-se de dispareunia e sangramento moderado após a primeira relação sexual. Na anamnese, refere nunca ter menstruado e o desenvolvimento mamário ter ocorrido há bastante tempo, cerca de 4 anos atrás. Ao exame, apresenta mamas em estágio M5 e pelos pubianos em P4 na classificação de Tanner, introito vaginal sem sinal de lesão, com presença de carúnculas himenais, uretra em fenda, com bordas elevadas, não foi realizado exame ginecológico com espéculo. Foi pedido USG, que não evidenciou imagem uterina e de ovários, porém foi inconclusivo por causa de dificuldades técnicas. À ressonância magnética, observou-se vagina em fundo cego, com visualização de anexos em topografia habitual, apresentando ovários com volume e localização sem anormalidades e útero rudimentar, de pequeno volume, cerca de 8 cm3 . Ao laboratório, dosagem de FSH, LH e testosterona normais. No estudo do cariótipo, observou-se 46, XX. Diante do exposto, assinale a principal hipótese diagnóstica para o caso apresentado.
Alternativas
Q2302720 Medicina
Paciente, 18 anos, com amenorreia primária, sem presença de caracteres sexuais secundários. Exames: LH e FSH elevados, estradiol baixo. O diagnóstico mais provável é a síndrome de:
Alternativas
Q2302721 Medicina
A. V. C., 32 anos, recepcionista, divorciada, iniciou atividade sexual há 2 meses. Vai ao consultório médico para prescrição de anticoncepção, prefere a via oral para administração, refere sobrepeso e tendência para engordar, bem como acne e oleosidade excessiva da pele. É tabagista, fumando em média 08 cigarros/dia, sem outras comorbidades ou antecedentes familiares. Das prescrições a seguir, qual contraceptivo hormonal é o mais indicado para o caso e a recomendação a ser feita a paciente:
Alternativas
Q2302722 Medicina
Uma mulher de 29 anos chega à emergência do serviço de saúde com dor em região do hipogástrio, associada a febre de 39°C, por 5 dias, com piora nas últimas horas. Ao exame, apresentou dor à palpação em região de abdômen e pelve, na mobilização do colo uterino e região anexial. Apresentou Blumberg negativo. Foram pedidos na emergência hemograma completo, beta-HCG e urina tipo 1, bem como microscopia do fluido vaginal com os seguintes resultados: Hemograma: leucocitose; Beta-HCG: negativo; Urina Tipo 1: sem achados importantes para a clínica; Microscopia: presença abundante de leucócitos. Um exame de imagem foi pedido e demonstrou sinais sugestivos de abscesso em região anexial esquerda, com liquido de volume discreto em fundo de saco. Acerca da Doença Inflamatória Pélvica e seus critérios maiores segundo o Ministério da Saúde, quais abaixo elencam esses critérios, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: C
5: D