Questões de Concurso Público Prefeitura de Viana - ES 2019 para Auditor de Controle Interno - Engenharia Civil

Foram encontradas 4 questões

Q1142011 Engenharia Civil
Devido às irregularidades da superfície terrestre, utilizam-se modelos para a sua representação, mais simples, regulares e geométricos e que mais se aproximam da forma real para efetuar os cálculos. Cada um destes modelos tem a sua aplicação, e quanto mais complexa a figura empregada para a representação da Terra, mais complexos serão os cálculos sobre esta superfície. Sobre esses modelos marque o item INCORRETO:
Alternativas
Q1142012 Engenharia Civil

Um corte vertical no solo representa um desafio à estabilidade uma vez que a parede da vala não poderá se manter por muito tempo na mesma posição. A qualquer momento pode ocorrer a ruptura total ou parcial, através do escorregamento ou deslizamento. Dessa forma, na grande maioria dos casos, o tempo em que a escavação permanece aberta e a sua profundidade, fazem com que haja a necessidade de se introduzir escoramento adequados a cada situação. Sob o ponto de vista teórico, um talude se apresenta como uma massa de solo submetida a três tipos de força. Analise os itens abaixo sobre o tema:


I. Força devido ao peso do solo sobrejacente, diretamente relacionada à profundidade da vala.

II. Força devida a percolação d’água de chuva e/ou rebaixamento do lençol freático.

III. Força devida à resistência ao cisalhamento expressa pela relação Mohr-Coulomb: τ = c +σ ⋅tgφ

IV. Na relação Mohr-Coulomb citada, a variável “c” é a coesão do solo e “φ” é o ângulo de atrito do solo.


Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Q1142014 Engenharia Civil
O coeficiente de permeabilidade é uma constante de proporcionalidade relacionada com a facilidade pela qual o fluxo passa através de um meio poroso. Os métodos utilizados pela sua determinação em laboratório se baseiam na lei de Darcy, expressa por: v = k . i ou q = k . i . A. Marque abaixo o item INCORRETO sobre o tema:
Alternativas
Q1142015 Engenharia Civil

Quando se executa uma obra de engenharia, impõe-se no solo uma variação no estado de tensão que acarreta em deformações, as quais dependem não só da carga aplicada, mas principalmente da Compressibilidade do Solo. Sobre as deformações, que se subdividem em três categorias, analise os três conceitos a seguir:


I. Quando estas são proporcionais ao estado de tensões imposto. Para os solos que apresentam um comportamento elástico, a proporcionalidade entre as tensões (s) e deformações (e) é dada pela Lei de Hooke (s = E. e, onde E = módulo de Elasticidade ou módulo de Young; constante e característico do material). As deformações estão associadas a variações volumétricas totalmente recuperadas após a remoção do carregamento.

II. Associadas a variações volumétricas permanentes sem a restituição do índice de vazios inicial do solo, após o descarregamento.

III. Também chamadas de fluência, são aquelas evoluem com o tempo sob um estado de tensões constante.


Analisados os conceitos dos três itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: A