Questões de Concurso Público UNICAMP 2025 para Médico Generalista
Foram encontradas 25 questões
Primeira coluna: achados clínicos
1.Macrocitose.
2.Neutrófilos hipersegmentados.
3.Glossite atrófica.
4.Parestesias periféricas.
Segunda coluna: causas
(__)Deficiência de B12 causando desmielinização do sistema nervoso periférico.
(__)Alteração na síntese de DNA durante a eritropoiese.
(__)Depleção de células epiteliais da mucosa lingual.
(__)Retardo na maturação nuclear dos neutrófilos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I.Este paciente apresenta doença renal crônica no estágio G3b-A2, necessitando de cuidados específicos para retardar a progressão da doença e prevenir complicações.
PORQUE
II.A classificação atual da doença renal crônica baseia-se na taxa de filtração glomerular (categorias G1 a G5) e na albuminúria (categorias A1 a A3), sendo que valores de TFG entre 30-44 mL/min/1,73m² correspondem ao estágio G3b e albuminúria entre 30-300 mg/24h à categoria A2.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.A elaboração de um projeto terapêutico singular neste caso demanda articulação interprofissional que inclua, além do tratamento farmacológico com analgésicos e anti-inflamatórios, a abordagem dos fatores psicossociais e ergonômicos por equipe multiprofissional, com o paciente como protagonista ativo na definição dos objetivos terapêuticos.
II.A abordagem interprofissional da lombalgia aguda requer coordenação do cuidado pelo médico, que deve centralizar as decisões terapêuticas e encaminhar o paciente para fisioterapia somente após resolução do quadro álgico agudo, evitando assim a fragmentação do processo decisório.
III.O manejo adequado deste caso demanda a compreensão da lombalgia para além do aspecto biológico, incluindo avaliação do contexto ocupacional por terapeuta ocupacional, orientação ergonômica no ambiente laboral e articulação com o setor de saúde do trabalhador para modificações no local de trabalho.
IV.A comunicação efetiva entre os diferentes núcleos profissionais envolvidos constitui prática colaborativa que potencializa a eficácia terapêutica e a segurança do paciente, reduzindo a hierarquização e promovendo a corresponsabilização no processo de cuidado.
É correto o que se afirma em:
I.O rastreamento para câncer de pulmão com tomografia computadorizada de baixa dose (TCBD) anual está indicado para este paciente, considerando a carga tabágica de 30 maços/ano e idade entre 50-80 anos.
II.O rastreamento para câncer colorretal deve ser mantido com intervalos de 10 anos entre as colonoscopias, uma vez que o exame anterior foi normal e o histórico familiar não configura critério para síndrome hereditária.
III.O rastreamento para câncer de próstata com PSA sérico é recomendado de forma indiscriminada para homens acima de 50 anos, dada a alta prevalência desta neoplasia na população masculina.
IV.O rastreamento para hepatocarcinoma com ultrassonografia e alfafetoproteína semestral não está indicado para este paciente, pois é reservado para indivíduos com cirrose hepática ou hepatite B crônica.
É correto o que se afirma em:
I.O diagnóstico mais provável é cistite não complicada, sendo dispensável a realização de urocultura antes do início do tratamento.
II.A Escherichia coli é o patógeno envolvido em aproximadamente 70-80% dos casos de infecção urinária não complicada em mulheres jovens.
III.O tratamento empírico de primeira linha pode ser realizado com nitrofurantoína por 5 dias, fosfomicina em dose única ou sulfametoxazol-trimetoprima por 3 dias, considerando o padrão local de resistência bacteriana. IV.A recorrência de infecção urinária (≥ 3 episódios/ano) justifica investigação urológica com exames de imagem, mesmo em pacientes sem fatores de risco para complicações.
É correto o que se afirma em:
I.O tratamento inicial deve incluir terapia medicamentosa com antiagregante plaquetário e estatina de alta potência.
II.A claudicação intermitente indica doença arterial periférica em estágio IIb de Fontaine, correspondente a limitação moderada da capacidade de marcha.
III.O exercício físico supervisionado é considerado tratamento de primeira linha para claudicação, com benefícios comparáveis à revascularização.
IV.O ITB de 0,55 indica doença arterial periférica moderada e baixo risco de eventos cardiovasculares futuros.
É correto o que se afirma em: