Questões de Concurso Público UFAM 2023 para Engenheiro - Área: Produção

Foram encontradas 4 questões

Q2284861 Português
Leia o texto a seguir, intitulado “Diálogo filosófico”, de autoria de Carlos Drummond de Andrade (in: ANDRADE, C. D. et alii. Tempos de escola. São Paulo: Boa Companhia, 2015, p. 63):
         – As coisas não são o que são, mas também não são o que não são – disse o professor suíço ao estudante brasileiro.          – Então, que são as coisas? – inquiriu o estudante.          – As coisas simplesmente não.               – Sem verbo?         – Claro que sem verbo. O verbo não é coisa. – E que quer dizer coisas não?       – Quer dizer o não das coisas, se você for suficientemente atilado para percebê-lo.          – Então as coisas não têm um sim?         – O sim das coisas é o não. E o não é sem coisa. Portanto, coisa e não são a mesma coisa, ou o mesmo não.       O professor tirou do bolso uma barra de chocolate e comeu um pedacinho, sem oferecer outro ao aluno, porque o chocolate era não.

Assinale a afirmativa INCORRETA feita a propósito do texto:
Alternativas
Q2284863 Português
Leia o texto “Crime e sonho”, de Monteiro Lobato, extraído do livro Mundo da lua, de sua autoria (São Paulo: Globo, 2008, p. 51):

     O álcool. Suprimam-no e adeus código, adeus júri, adeus prisões! Na conta-corrente do Crime seu débito é tremendo. Mas que lindo saldo tem na conta-corrente do Sonho! Suprimam-no e a tristeza da vida aumentará. Ninguém calculou ainda a soma de momentos felizes, de sonhos róseos, de êxtases que borbotou do seio das garrafas.

Leia agora as afirmativas a seguir, feitas sobre aspectos linguísticos do texto:

I. O verbo “suprimir” está conjugado no imperativo afirmativo. II. “Ninguém”, no contexto em que está empregado, é um substantivo. III. O substantivo “conta-corrente”, se colocado no plural, ficaria “contas-corrente”. IV. O texto possui alguns advérbios, como o vocábulo “ainda”. V. “Sonhos róseos” e “seio das garrafas” são expressões conotativas.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2284865 Português
Leia os versos iniciais do poema “Lamentações do rio”, de autoria de Alcides Werk (in: Trilha d´água. Manaus: Valer, 2000, p. 98):

Vim aqui porque quis, descendo os montes e inventando caminhos e alimentando o verde e os animais.
Foi muito triste meu encontro com os homens – construtores vazios dos desertos. Trouxe-lhes água, que, após se saciarem, desprezaram, trouxe-lhes peixes, que estão envenenando e sufocando, como inimigos.
Meu sonho, ver o mar, já se afogou de lamas assoreado.


A figura de linguagem predominante nos versos é a:

Alternativas
Q2284866 Português
Leia as frases a seguir:

I. Você já está habilitado, mas, por favor, nunca desobedeça os sinais de trânsito. II. O professor não gostou da redação e pediu para mim escrever outra. III. Nossa primeira prioridade é limpar todas as cadeiras do auditório.  IV. Prefiro muito mais um franguinho assado do que carne de carneiro. V. Por favor, peça para o papai parar no próximo ponto. VI. Haverão desgraças incontornáveis por causa das agressões ao meio ambiente.

Assinale a alternativa que registra de modo CORRETO os vícios de linguagem existentes:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: D