Questões de Concurso Público UFAM 2018 para Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais

Foram encontradas 14 questões

Q2048331 Libras
A proibição da língua de sinais por mais de 100 anos – por ocasião do Congresso de Milão, em 1880 – sempre esteve viva na mente dos povos surdos até hoje. Devido a esse impacto, surgiram muitos desafios para o povo surdo construir uma nova história cultural. Diante desses desafios, podemos afirmar que:
I. Os sujeitos surdos lutam pelo reconhecimento e respeito como um ser de uma cultura não diferente da dos ouvintes. II. A valorização de sua língua de sinais é de extrema importância. III. Há movimentos do povo surdo para o combate à insistência do ouvintismo. IV. O controle sobre o desenvolvimento da sua identidade cultural é fator imprescindível.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q2048332 Libras
Leia o trecho a seguir para responder à questão:
“Tende a aproximar-se e a enfatizar a noção de diferença cultural que caracteriza a surdez, porém essencializa e ignora a história e a cultura. Assim, seriam Surdos (com S maiúsculo), porém não comprometidos com seus aspectos políticos” (STROBEL; PERLIN, 2008)
   O trecho acima está de acordo com um tipo de projeto político apresentado por Skiliar (1998), denominado:
Alternativas
Q2048333 Libras
O Decreto governamental 5.626, de 22 de dezembro de 2005, trouxe importantes inovações para a fundamentação da educação de surdos. Assinale a alternativa que NÃO faz parte: 
Alternativas
Q2048334 Libras
Segundo a concepção Sócio-Antropológica da Surdez, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2048335 Libras
Partindo de uma perspectiva cultural e da diferença em relação à educação de surdos, nos dias atuais, pode-se afirmar que há um discurso de políticas linguísticas para surdos.
Assinale a alternativa CORRETA do discurso vinculado à comunidade surda:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: E