Questões de Concurso Público UFAM 2018 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 3 questões

Q2061072 Pedagogia
Com base nas ideias de CHAUÍ e da Declaração Mundial sobre Educação Superior, uma nova análise das relações dinâmicas entre a universidade pública e a sociedade, na sua diversidade, demonstra a relevância estratégica da educação superior e reafirma o caráter social dessa instituição. A sociedade, fundamentando-se cada vez mais no conhecimento, leva a educação superior e a pesquisa a atuar como parte fundamental do desenvolvimento cultural, socioeconômico e ecologicamente sustentável dos indivíduos, comunidades e nações. Uma universidade participante e autônoma referenciada no ideário da democracia e da democratização do saber, no contexto da globalização, tem como desafio: 
Alternativas
Q2061079 Pedagogia
Segundo análise de Marilena Chauí, na sociedade globalizada o conhecimento tem papel central nos processos de produção econômica. Conhecimento e informação, integrados ao próprio capital, geram acumulação e reprodução e, nesta relação, a informação prevalece sobre o conhecimento. Nesse contexto, a produção de conhecimentos nas universidades, submetidas à lógica do mercado, pode destinar-se a gerar mais informação para o capital financeiro, em detrimento das políticas sociais para o desenvolvimento humano sustentável. Outras características da produção de conhecimentos na globalização são o seu crescimento acelerado, sua maior complexidade e a tendência à obsolescência. Essas características do conhecimento na sociedade contemporânea ensejaram:
Alternativas
Q2061080 Pedagogia
Edgar Morin afirma que a globalização é resultado de um processo que se iniciou com a conquista das Américas e a expansão dominadora do ocidente europeu sobre o planeta. Do seu ponto de vista, isso representa a primeira modernização e unificação mundial danosa para todos, no princípio do século XVI, com a globalização dos micróbios: a tuberculose chegou às Américas e os micróbios americanos da sífilis chegaram à Europa. A segunda é a globalização minoritária, da autocrítica e relativização dos conhecimentos dominantes feita por intelectuais, como Bartolomeu de las Casas, Montaigne, Montesquieu e Lévi-Strauss, que valorizam as virtudes e qualidades humanas das culturas consideradas pequenas, antigas, primitivas, descobrindo conhecimentos que não conheciam. Deste modo, Edgar Morin reconhece que: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B